Nos últimos meses, aparições de palhaços aterrorizantes tem causado uma espécie de histeria em massa em todo o mundo. Os casos tiveram início nos Estados Unidos e logo se espalharam para países como Canadá, Inglaterra, Austrália e até mesmo no Brasil.
São pessoas fantasiadas que às vezes carregam uma arma branca, como uma faca ou machado, em mãos para assustar as pessoas. Em sua maioria são jovens, então há o temor de que eles invadam escolas e locais com grande aglomeração, o que poderia resultar em vítimas.
Os incidentes iniciaram na Carolina do Norte, quando foi espalhado um boato de que bandidos estavam se vestindo como palhaços para raptar crianças. Houve relatos de que eles ofereciam dinheiro e doces para crianças para atraí-las para florestas e lugares pouco movimentados.
Não demorou para que surgissem palhaços em outros cantos do mundo, em geral andando pelas ruas, parques, praças e locais pouco iluminado. Aparecem de forma repentina assustando pedestres e motoristas.
No Brasil, já houve relatos de aparições de palhaços em diversos estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Salvador, Tocantins, Amazonas e Belém. Fotos e relatos das aparições se espalharam rapidamente nas redes sociais.
Onda de palhaços gera violência
A aparições dos palhaços está dando trabalho para a polícia, pois o que parecia apenas uma brincadeira está se tornando algo bastante sério. Enquanto alguns tem verdadeiro pavor, outros querem acabar com essa brincadeira e partem para violência para cima das pessoas fantasiadas.
Em Uberaba, Minas Gerais, Thiago Pereira, de 31 anos, que faz trabalho voluntário vestido de palhaço, foi agredido por estar fantasiado.
Para não ser associada a esses acontecimentos, a rede de lanchonetes McDonald’s restringiu as aparições de seu mascote, o palhaço Ronald McDonald.
Lendas urbanas envolvendo palhaços são antigas
Lendas urbanas como palhaços assassinos e gangue do palhaço fizeram muito sucesso na década de 1970 e 1980. A figura do palhaço diabólico também foi muito explorada no cinema, em filmes como “Poltergeist” e “It – A coisa“, que tinha como protagonista o assustador palhaço Pennywise.
Possível marketing para novo filme
Especulava-se de que tudo tenha começado com uma ação de marketing envolvendo um novo filme terror que traz de volta o palhaço Pennywise. Contudo, a produção já se pronunciou e disse não ter nada a ver com a aparição dos palhaços.
O mais provável é que pessoas estão se aproveitando do anuncio do filme para causar pânico. Se existe ou não uma campanha publicitária por trás disso, é fato que essa histeria de palhaços assustadores não estava prevista.
Fobia de palhaço atinge milhares de pessoas
Coulrofobia é o termo utilizado para se referir ao medo de palhaços, uma das fobias que acomete as pessoas.
Ao se deparar com alguém vestido de palhaço, os coulrofóbicos podem ter ataques de pânico, arritmia cardíaca, náuseas, desmaios, dificuldade de respirar e entre outros sintomas ligados a sensação de ansiedade e medo. Em casos mais graves, recomenda-se o tratamento com psicólogos e psiquiatras, em alguns casos o uso de remédios é indicado.