O corpo humano está repleto de parasitas. Dizem que existe mais seres vivendo em nosso corpo do que humanos na Terra. E é verdade. Muitos parasitas podem viver anos em seu hospedeiro sem prejudicar suas funções vitais. Porém, outros causam doenças e muitos problemas à saúde. Veja a lista de 30 curiosidades sobre os parasitas do corpo humano.
Confira as maiores curiosidades sobre os parasitas do corpo humano
- Mais parasitas do que humanos e animais
- Os parasitas são as formas de vida mais comuns na Terra. Os cientistas acreditam que mais de 80% de todos os seres vivos são parasitas.
- Não encontraram todos
- Os parasitologistas modernos reconhecem que não encontraram todos os parasitas humanos. Eles estimam que centenas, se não milhares, de parasitas humanos serão encontrados nos próximos anos.
- Os mais perigosos
- Os parasitas humanos mais mortais são protozoários, que são organismos unicelulares. Algumas dessas pequenas criaturas (há mais de 80.000) trouxeram para os seres humanos mais miséria e morte do que qualquer outra coisa na história, incluindo guerras e fome. Os mais conhecidos protozoários parasitas mortais são os Plasmodium, que causam a malária.
- Infecções parasitárias
- Os protozoários microscópicos unicelulares constituem cerca de 90% de todas as infecções parasitárias nos EUA.
- A mais letal de todos os tempos
- A malária, que é causada pelo protozoário parasítico Plasmodium, é a doença mais letal de todos os tempos. Nenhuma doença, incluindo diversas epidemias ou a varíola, matou mais pessoas. Também matou mais pessoas do que todas as guerras, fomes e desastres naturais combinados.
- Cegueira por um parasita
- John Matthews, de Iowa (um dos 50 estados norte-americanos), foi ao médico quando sua visão se tornou manchada e bastante obscura. Ele tinha um verme parasita em seus olhos que estava comendo sua retina. Os médicos foram capazes de matar o verme com um laser, mas não antes do parasita fazer um dano permanente à sua retina e nervo óptico.
- O parasita Toxocara canis
- Nos Estados Unidos, pelo menos 70 pessoas, a maioria delas crianças, são cegadas pelo parasita (o nematoide Toxocara canis) que causa a toxocaríase, transmitida aos seres humanos através de fezes infectadas de cães e gatos.
- Bizarra tentativa de emagrecer
- Em 2013, uma mulher do estado de Iowa disse ao seu médico que tinha comprado uma solitária pela Internet e a ingeriu na tentativa de perder peso. Enquanto esses vermes podem causar anemia e desnutrição, eles não podem absorver alimentos suficientes para afetar significativamente o peso.
- Parasita por acidente
- O Gnathostoma spinigerum é um helminto, ou parasita, tipo verme. Devido os seres humanos serem hospedeiros acidentais ao invés de diretos, os vermes não podem se reproduzir em um corpo humano, então eles vivem o seu ciclo de vida de 10 a 12 anos migrando por todo o corpo, causando inchaço sob a pele.
- Mortes por malária
- A malária, causada pelo parasita Plasmodium, mata entre 1,5 e 2,7 milhões de pessoas em todo o mundo por ano. Além disso, mata mais de 3.000 crianças com menos de 5 anos todos os dias, ou uma criança a cada 30 segundos, principalmente na África.
- Número assustador
- Estima-se que mais de 50 milhões de crianças na América estão infectadas com vermes parasitas, mas apenas um pequeno número desses são detectados e relatados.
- Os três grupos principais
- Os parasitas são separados em três grupos: 1) protozoários, que são minúsculos, organismos unicelulares; 2) helmintos, ou vermes parasitas, tais como solitárias; e 3) artrópodes, que não são parasitas em si, mas esses insetos e aranhas são hospedeiros comuns, causadores de doenças parasitárias.
- Em climas quentes
- A maioria das infecções parasitárias ocorre em climas quentes, como o Sudeste Asiático ou outras regiões tropicais ou subtropicais.
- As três infecções principais
- As três principais infecções parasitárias nos EUA são 1) Tricomoníase, uma doença sexualmente transmissível causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, com cerca de 7,4 milhões de casos por ano; 2) Giardia, um protozoário que causa problemas intestinais, com cerca de 2 milhões de infecções por ano; E 3) Criptosporidíase, uma infecção por protozoários com cerca de 300.000 infecções por ano.
- Endo e ectoparasitas
- Existem dois tipos de parasitas humanos: endoparasitas, que causam infecção dentro do corpo, e ectoparasitas, que causam infecção fora do corpo. Mais especificamente, sobre a pele.
- Parasitas em nosso corpo
- Os seres humanos são hospedeiros de mais de 300 espécies de parasitas e mais de 70 espécies de protozoários.
- A conhecida doença de Chagas
- Uma infecção parasitária chamada doença de Chagas foi apelidada de “nova AIDS” das Américas e é causada por um inseto sugador de sangue. Tal como a AIDS, a doença é difícil de detectar e tem um longo período de retrocesso. Ela se espalha através de transfusões de sangue e de mãe para filho. A doença amplia o coração ou o intestino, fazendo com que eles possam estourar causando morte súbita.
- Problemas com a elefantíase
- Elefantíase é causada por vermes e infecta pelo menos 120 milhões de pessoas em todo o mundo. Eles podem crescer entre 1,5 e 4 polegadas de comprimento e se agruparem pelos gânglios linfáticos, causando membros inchados.
- Tratamento com sanguessugas
- A palavra “sanguessuga” vem da palavra inglesa velha para o médico porque a sangria, muitas vezes via sanguessugas, foi um pilar de tratamento durante mais de 2.000 anos.
- Formas de propagação
- O turismo e o globalismo aumentam a propagação de parasitas.
- A DST tricomoníase
- A tricomoníase é uma doença causada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Sendo considerada como a doença sexualmente transmissível mais comum de curar, cerca de 3,7 milhões de pessoas têm a infecção nos EUA, mas apenas cerca de 30% desenvolvem quaisquer sintomas. Os sintomas comuns incluem ardor, vermelhidão e dor nos genitais. A infecção pode durar meses ou anos se não for tratada.
- Os vários ácaros
- Existem mais de 30.000 espécies de ácaros que vivem em quase todos os lugares. O fóssil mais antigo desses organismos é datado de mais de 400 milhões de anos.
- O primeiro parasita
- O primeiro parasita humano conhecido é o Paragonimus westermani, e foi encontrado em fezes fossilizadas no norte do Chile datando de 5900 a.C. Além disso, as antigas múmias egípcias de 2000 a.C. contêm ovos da tênia.
- O maior parasita já encontrado em alguém
- Supostamente, o maior parasita já extraído do corpo de um ser humano foi uma tênia de 11 metros. Em 5 de setembro de 2001, os médicos extraíram o verme da boca de Sally Mae Wallace.
- Cuidado com a toxoplasmose
- A toxoplasmose é uma doença parasitária causada por um protozoário mais comumente encontrado em gatos. O Toxoplasma pode causar danos cerebrais aos fetos humanos e, mais recentemente, tem sido associada a esquizofrenia, ao transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH, também chamado de DDA), transtorno obsessivo-compulsivo e comportamento suicida em seres humanos.
- Aquele abraço em grupo
- Os pesquisadores descobriram que as meninas de 9 e 10 anos são mais propensas a terem piolhos porque gostam de fazer abraços em grupo.
- Coceira da sarna
- A sarna, ou o ácaro da coceira humana, é transferida por contato físico. O ácaro fêmea coloca seus ovos na pele de um ser humano, causando irritação. A inflamação é agravada quando a mãe começa enterrar seus ovos sob a pele, causando uma coceira intensa. Outros sintomas incluem dor e nódulos cheios de pus.
- Ácaros no corpo
- A maioria dos seres humanos tem ácaros foliculares que vivem diretamente no corpo. Até quatro ácaros vivem de cabeça para baixo em um único folículo, agarrando o cabelo com as garras em suas pernas.
- Homenagem à cidade
- A Doença de Lyme, uma infecção séria carregada por carrapatos, foi nomeada após uma cidade do estado de Connecticut que relatou os primeiros casos, entre crianças, em 1975.
- Piolhos e mais piolhos
- Existem mais de 2.600 espécies de piolhos.
DEIXE UM COMENTÁRIO