Saiba o que é a ‘pasta nuclear’, o material mais duro do universo

0

10 bilhões de vezes mais resistente do que o aço, a pasta nuclear é considerado o material mais duro do universo. Ela pode ser encontrada no interior das chamadas estrelas de nêutrons, mas não espere poder fazer objetos a partir do material, pelo menos não por enquanto.

Estrelas de nêutrons são astros que entram em colapso após seu combustível interno acabar. Elas acabam consumindo a si próprias como resultado, gerando um objeto menor e com grande pressão. E é exatamente essa pressão que torna o material no interior da estrela tão duro e resistente.

A pasta nuclear tem esse nome devido à sua estrutura. O material mais duro do universo é organizado em intrincados padrões onde os prótons e nêutrons ficam muito compactos e essa estrutura lembra alguns tipos de macarrão, como spaghetti e lasanha, dependendo do padrão, daí o nome.

No entanto, atualmente é impossível para a humanidade explorar o material mais duro do universo de qualquer forma. O pesquisador Matthew Caplan, da Universidade McGill, no Canadá, explica o motivo. “A pasta nuclear só existe graças à enorme pressão proporcionada pela gravidade da estrela de nêutrons. Se você retirar essa pasta da estrela, ela se decompõe e explode como uma bomba nuclear”, afirmou em entrevista à BBC News Mundo.

Analisando o material

Para compreender a estrutura da pasta nuclear, foi necessário um esforço enorme por parte dos pesquisadores e também dos computadores usados no processo. Os equipamentos especializados processaram o equivalente a 250 anos em um computador normal, com uma placa de vídeo de última geração, para gerar simulações da estrutura do material mais duro do universo.

Veja também:   Discalculia: como é a vida de quem não entende matemática

O estudo da pasta nuclear representa um grande avanço no entendimento de como funcionam as estrelas de nêutrons, já que até pouco tempo atrás, só era possível explorar sua superfície. O principal objetivo é entender como a gravidade funciona nessas estrelas e como elas afetam os objetos ao seu redor.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com