Paz, joia e mais: 10 sinais famosos que são insultos em alguns países

0

Existem diversos sinais e gestos que usamos de forma rotineira, de tão conhecidos que são. Às vezes, nem é preciso dizer nada: basta fazer um desses sinais que a pessoa já vai entender. No entanto, nosso planeta é composto por uma infinidade de culturas, e em alguns países do mundo, o que é considerado gentil e positivo por aqui pode se tratar de algo ofensivo.

Com isso em mente, confira abaixo 10 sinais e gestos que são ofensas em outros países

10) Ok

sinais-1

Esse sinal é famoso por ser uma forma de simbolizar Ok em muitas partes do planeta. No entanto, ele é visto de outra forma aqui no nosso país e em outros locais do mundo.

Bem, aqui e na Venezuela, ele é mais usado para simbolizar uma certa parte do nosso corpo e mais serve como insulto. Na Turquia, ele é usado de forma homofóbica, enquanto que na França, é um sinal de que a pessoa está te chamando de alguém sem valor, um “zero à esquerda.”

9) Paz

sinais-2

O sinal de paz está entre os sinais mais famosos do mundo e ficou famoso por conta dos hippies. No entanto, tome muito cuidado se você sinalizá-lo com o outro lado de suas mãos.

Na Austrália e Reino Unido, por exemplo, se você fizer o gesto com as costas de sua mão voltada para a pessoa, tem o mesmo significado do famoso dedo do meio. No entanto, nos dois países, ele também costuma ser utilizado como uma forma de desafiar qualquer tipo de autoridade.

Mas ainda assim, é melhor evitar fazer o sinal da paz nesses locais.

8) O chifrinho de rock

SONY DSC

O famoso chifrinho do rock, como já estamos cansados de saber, é usado para simbolizar o Rock’n Roll como um todo em vários locais, inclusive aqui no Brasil. No entanto, podem imaginar as mais variadas coisas sobre você, dependendo da parte do mundo.

Nos países nórdicos, as pessoas vão pensar que você está adorando o Satã. Já em países e locais em que predomina o hinduísmo, o sinal é associado com a expulsão de demônios do corpo. E em algumas culturas na região do Mediterrâneo, é usado para espantar o azar.

7) Joia

sinais-4

O joia também está entre os sinais mais famosos e usados no planeta e tem um significado positivo em várias parte do mundo. Mas nem pense em usá-lo em alguns países para não ser taxado de mal educado.

No Oriente Médio (e outros países muçulmanos), oeste da África, Grécia, Rússia, sul da Itália, Austrália e Filipinas, ele também possui o mesmo significado do dedo do meio. Como ele é visto desta forma em muitos lugares, é mais fácil você não utilizá-lo em suas viagens.

Estudiosos acreditam que esse significado negativo surgiu na Roma antiga, já que o público fazia esse sinal para sinalizar a morte de um gladiador em um duelo.

6) “Peguei seu nariz!”

sinais-5

Na sua infância, alguém fez essa brincadeira com você. Se não foi com seu nariz, a pessoa, ao menos, fingiu ter tirado o dedão das mãos.  Só que por mais que se trate de uma brincadeira inocente, alguns lugares o enxergam de outra forma.

Não pense em fazer essa brincadeira na Turquia, Coreia do Sul, América Central, Itália ou nas regiões do Mediterrâneo. Nesses locais, o sinal é visto como uma representação do órgão genital feminino. Ou seja, se você fizer isso com uma criança, a situação só vai ficar ainda pior.

5) O gesto para chamar

Black male hand beckoning isolated on white

Aquele gesto que usamos para chamar uma pessoa, que em alguns casos é até usado de forma provocativa, parece não ter nada de mais, não é mesmo? Mas não pense em fazê-lo em Cingapura e no Japão.

Nos dois países, esse gesto simboliza a morte, já que nessas culturas, esse é o sinal que ela usa para te atrair. E nem pense em fazer isso para alguém que lhe é estranho. Já nas Filipinas, ele é uso exclusivamente para chamar cachorros e pega mal se você fazer isso com outra pessoa.

4) Dar tchau

sinais-7

Um dos sinais mais famosos e corriqueiros de nossa vida é quando damos tchau para alguém e no momento, balançamos nossas mãos. Mas não pense em fazer isso na Grécia.

Por lá, o ato de dar tchau é visto como algo amaldiçoado, pois lembra a época de escravidão no país. E é algo tão sério que o gesto é considerado tão ofensivo quanto mostrar o dedo do meio por aqui.

3) Usar a mão esquerda

sinais-8

Por muito tempo, os canhotos sofreram com costumes que afirmavam que fazer coisas com a mão esquerda era algo ruim. Mas existem alguns lugares do mundo que essa prática ainda é mal vista.

No Oriente Médio, por exemplo, usar a mão esquerda para comer ou em qualquer forma de comunicação é considerado um gesto rude e sujo. Ou seja, só cumprimente ou receba presentes de alguém com a mão direita.

O único momento em que é aceitável usar a mão esquerda é quando você vai ao banheiro, o que explica por que utilizá-la em outras coisas é considerado algo sujo.

2) Cruzar os dedos

sinais-9

Aqui no Brasil e em outro países, cruzar os dedos é considerado um sinal de boa sorte. Mas se você visitar o Vietnã, nem pense em fazer isso.

O motivo é que por lá, esse sinal é visto com algo obsceno, pois seria uma representação do órgão sexual feminino. Se você tem o costume de fazê-lo e se encontra o país, é melhor fazer isso sem que ninguém veja.

1) Acariciar a cabeça

sinais-10

Por fim, quando vemos uma criança, em algumas situações, temos o hábito, até mesmo involuntário, de acariciar sua cabeça como forma de carinho. Mas evite fazer isso na Tailândia, Laos e Sri Lanka.

Esses três países têm uma grande parte da população que segue o budismo, e na religião, a cabeça é considerada a parte mais sagrada do nosso corpo, pois é onde nosso espírito reside, então não faça isso nesses locais. Nem mesmo em estátuas, especialmente a de Buda.

No entanto, o gesto é considerado de carinho se você fizer isso na cabeça de parentes e amigos próximos.

Fonte: What Culture



Veja também:   Corpus Christi: o que significa e o que se comemora no feriado

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com