Péssima ideia: empresa japonesa quer criar chuvas de meteoros artificiais

0

Uma chuva de meteoros é um evento raro e de extrema beleza. Nem todas as pessoas já tiveram a oportunidade ver uma, mas isso pode mudar em breve, desde que haja dinheiro o suficiente. É o que afirma uma empresa japonesa que pretende vender chuvas de meteoros artificiais.

A empresa ALE (Astro Live Experiences) se define como uma “firma de entretenimento espacial”. A ideia deles é que chuvas de meteoro possam ser encomendadas para eventos especiais ou a qualquer momento, de acordo com a vontade e o dinheiro do cliente.

Os meteoros artificiais da ALE consistem em pequenas pastilhas de metal, com cerca de 2 centímetros, pouco maiores do que bolinhas de gude. Elas seriam colocadas em nuvens de grande altitude e uma reação deve fazer com que ao queimarem na atmosfera, elas liberem luzes coloridas.

Ainda não foi definido um preço pelo espetáculo fabricado, mas acredita-se que deva atingir a casa de alguns milhões de dólares. O show de luzes no céu promete ser realmente belo, mas segundo cientistas, trata-se de uma péssima ideia.

Trânsito na alta atmosfera

O problema com os meteoros artificiais da ALE está no perigo que eles representam para aeronaves e satélites. Objetos de 2 centímetros de diâmetro são considerados grandes e o impacto deles com equipamentos pode causar grandes danos. Para efeitos de comparação, os meteoros reais costumam ter o tamanho de um grão de areia.

A ALE afirma que tomou todas as providências para que nenhum acidente o ocorra e diz que os meteoros artificiais serão lançados de uma altitude segura, acima do nível de voo de aviões e outros instrumentos.

O problema é que a alta atmosfera terrestre deve ficar bem mais agitada nos próximos anos, já que empresas como a SpaceX, de Elon Musk, pretendem lançar centenas de satélites que irão operar nessa faixa, que varia entre 354 e 59 quilômetros de altitude.

Além disso, os dispositivos da empresa japonesa têm grande chance de se tornarem parte da enorme massa de detritos espaciais que orbita a Terra, um problema que ninguém faz ideia de como resolver.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com