O que dói mais? Um chute nas partes ou qualquer outra coisa? É claro que existem dores piores, mas um chute bem dado nos testículos pode derrubar qualquer um. Entenda o motivo dessa dor que pode colocar lágrimas nos olhos até do mais valente dos homens.
A cena é clássica: o sujeito é acertado com uma pancada nas joias da família e se encolhe em posição fetal, com uma dor terrível e os olhos lacrimejando. Náuseas e vômitos não são raros e há registros de pessoas que já morreram após serem atingidas nessa região. Mas por que isso acontece?
Após o impacto, o sistema nervoso leva a informação ao cérebro a aproximadamente 425 quilômetros por hora, o que é muito mais rápido do que um carro de Fórmula 1, por exemplo. Informado da agressão, o cérebro ativa uma área chamada córtex somatossensorial, responsável pelas sensações físicas do corpo. É aí que a mágica acontece.
O corpo libera endorfinas, com a intenção de relaxar os músculos, porém, essas substâncias diminuem a quantidade de oxigênio circulando no cérebro. Então, além da dor insuportável, a vítima ainda precisa lidar com possíveis tonturas, náuseas e até vômitos, já que toda a musculatura do abdômen funciona junto com a da região genital e a essa altura já está completamente rígida.
Outros sintomas incluem taquicardia, suor e aumento da temperatura corporal. Se a pancada foi muito forte, os testículos podem ficar inchados e sensíveis ao toque, até mesmo por alguns dias.
O que fazer?
No caso de um impacto acidental (ou não) na região, a melhor coisa a se fazer é ficar deitado e esperar que o fluxo de oxigênio no cérebro seja regularizado. Assim os sintomas vão aliviando e a dor também.
Ao contrário do que pode parecer para os homens, a dor de um chute nesse local não é nem de longe a mais forte que existe. Ela perde, de longe, para a dor do parto e a causada por cálculos renais, considerada realmente a pior dor que existe.