Por que temos espasmos musculares ao pegar no sono?

0

Espasmos involuntários nos músculos enquanto dormimos, principalmente nos membros, são comuns. Chamados de mioclonia noturna, são mais comuns nas pernas e podem incomodar bastante, já que em muitos casos acabam acordando a pessoa.

Para alguns, os espasmos vêm acompanhados de várias outras sensações, como sonhos, alucinações, luzes ou sons altos na cabeça e a famosa sensação de estar caindo.

Pesquisas dizem que entre 60 e 70% das pessoas já tiveram espasmos involuntários durante o sono, mas o número pode ser muito maior, já que muitas pessoas não sabem quando ocorrem os espasmos e não despertam com eles.

Eles podem ser causados por uma série de fatores. Segundo Michelle Drerup, psicóloga e especialista em comportamento durante o sono do Centro de Distúrbios do Sono de Cleveland, Ohio, exercícios físicos durante a noite, além de cafeína em excesso, ansiedade, stress, cansaço e privação do sono contribuem para a ocorrência de espasmos durante a noite.

Mas por que isso acontece?

Não se sabe ao certo porque isso acontece, mas algumas teorias surgiram ao longo dos anos. A primeira delas diz que as contrações involuntárias são uma reação natural do corpo quando passa do estado de alerta ao de sono profundo. Seriam resultado dos nervos “desligando” durante o processo de adormecimento.

Outra teoria é um pouco mais complexa: os espasmos seriam uma herança ancestral dos nossos ancestrais primatas em relação ao relaxamento dos músculos. Seria como um alerta do cérebro, que faz os nervos reagirem de forma rápida ao relaxamento. Provavelmente servia para avisar o corpo já relaxado de que o indivíduo estava caindo de uma árvore, ou estava em alguma situação de perigo.

Michelle Drerup explica que os espasmos “na maioria das vezes, são normais e não há nada com o que se preocupar. Contudo, se os espasmos ou a ansiedade que você sente em relação a eles estão atrapalhando o seu sono, você deveria procurar um especialista”.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com