Povo no sudeste da Ásia conseguiu evoluir órgão para mergulho

0

A seleção natural às vezes pode ser algo impressionante. É o caso do povo bajau, que vive no sudeste da Ásia. Eles desenvolveram um baço maior para facilitar as atividades de mergulho, atividade extremamente importante para a sobrevivência desse povo nômade.

Os bajau são um povo dos mares que vive entre as ilhas da Indonésia, Filipinas e Malásia, no sudeste da Ásia. Eles moram geralmente em barcos que servem de casa ou pequenas propriedades na beira do mar, mas geralmente não ficam muito tempo no mesmo local. Sua principal atividade é o mergulho para pegar crustáceos no fundo do mar.

Conhecidos por sua capacidade de apneia e grande habilidade em mergulho, os bajau foram objeto de estudo de pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, sobre possíveis adaptações biológicas. E foi assim que os cientistas chegaram ao baço.

O órgão funciona como um reservatório de oxigênio para o sangue e os cientistas descobriram que todos os indivíduos do povo bajau possuem essa parte do corpo ligeiramente maior do que a média do ser humano. Isso ocorre tanto entre os mergulhadores quanto entre as pessoas que não exercem essa atividade, provando que é uma adaptação biológica e não apenas fruto de treinamento dos mergulhadores.

Essa evolução teria acontecido em cerca de 15 mil anos, época em que os bajau e os saluan, dois povos de ancestrais comuns se separaram. Os saluan não são mergulhadores e vivem uma vida sedentária. Na comparação, eles possuem baços de tamanho próximo da média.

Tanque de mergulho biológico

O baço é um pequeno órgão localizado ao lado do estômago. Sua função primária é remover células velhas do sangue e repor com novas, oxigenadas. Dessa forma, ele atua como um reservatório natural de oxigênio para a corrente sanguínea em situações como a de mergulho, quando se contrai, liberando os glóbulos vermelhos cheios de oxigênio.

O aumento de tamanho do baço no povo bajau ao longo dos milhares de anos é uma alteração genética, que demonstra de forma impressionante a seleção natural e capacidade de adaptação dos seres vivos.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com