Qual é a origem dos nomes dos planetas do Sistema Solar?

0

Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esses são os nomes dos planetas do Sistema Solar, não é mesmo? Mas tirando o nome da nossa casa, por qual motivo que eles receberam esses nomes? Entenda mais abaixo.

O primeiro povo da história a batizar os nomes dos planetas do Sistema Solar foram os sumérios, que moravam na antiga Mesopotâmia (atual Iraque) há 5 mil anos. Eles foram os primeiros a notar que cinco estrelas (Urano e Netuno não são visíveis no céu) se moviam e pensaram se tratar de deuses. Por conta disso, elas foram batizadas de acordo com divindades.

Alguns séculos mais tarde, os romanos adaptaram os nomes dos planetas dados pelos sumérios de acordo com suas divindades.

  • Enki ganhou o nome de Mercúrio, por ser a que se movia mais rápido no céu, em referência ao mensageiro dos deuses.
  • Inanna se tornou Vênus, a deusa da beleza, por ser a estrela mais brilhante no céu.
  • Gugalanna recebeu a alcunha de Marte, em homenagem ao deus da guerra
  • Enlil virou Júpiter, por ser a maior das estrelas, em homenagem a Zeus. (Júpiter é o nome latino do senhor do Olimpo)
  • Ninurna se transformou em Saturno, o deus do tempo, já que ela era a estrela com movimentação mais lenta entre as cinco.

Urano foi descoberto apenas em 1781 e recebeu este nome em homenagem ao deus greco-romano que representava os céus. Já Netuno só foi visto pela primeira vez em 1846 e foi batizado desta forma para homenagear o deus romano dos oceanos.

Plutão, que foi descoberto em 1915, se chama assim por conta do deus romano dos mortos, mas quase recebeu o nome de Percival, uma sugestão da mulher do astrônomo Percival Lowell, responsável pela descoberta do agora planeta-anão.

Por fim, nossa casa, a Terra, tem como significado “solo”, “chão” ou “território” e é uma palavra de origem latina. Dentro da mitologia romana, nosso planeta era representado por Gaia, a deusa da fertilidade.



Veja também:   Por que é impossível obter energia infinita? Entenda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com