Raio trator acústico pode ser a solução para levitar humanos

0

Cientistas conseguiram pela primeira vez suspender com um raio trator acústico objetos maiores do que o comprimento da onda sonora. Esse pode ser o primeiro passo para se obter a levitação de pessoas.

Os pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, realizaram o experimento com vórtices de som que podem ser comparados a furacões ou tornados formados por ondas sonoras.

Eles conseguiram controlar essas ondas de forma a permitir que levantassem uma esfera de poliestireno de cerca de dois centímetros de diâmetro, o que corresponde a quase duas vezes o comprimento de uma onda sonora.

Os vórtices de som foram isolados em espaços silenciosos para que pudessem ser controlados. O comprimento das ondas utilizadas era de 40 kHz, uma frequência semelhante aos sons utilizados por morcegos para orientação no espaço, o chamado sonar.

A levitação baseada em acústica permite suspender praticamente qualquer tipo de sólido ou líquido, ao contrário da levitação baseada em magnetismo, que afeta objetos metálicos, limitando sua capacidade de utilização.

Aplicação prática

O supervisor da pesquisa, Bruce Drinkwater, que também é professor de ultrasônica do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Bristol, se mostrou empolgado em comunicado à imprensa e falou das possibilidades que a descoberta proporciona. “Raios tratores acústicos têm um potencial enorme para muitas aplicações. Estou particularmente animado com a ideia de linhas de produção sem contato, em que objetos delicados são montados sem que sejam tocados”, disse Drinkwater.

A levitação pode ser usada no futuro para manipulação de materiais sem contato humano em áreas como a produção de medicamentos. Também pode facilitar transportes e entregas, abrindo as portas até mesmo para o transporte humano por meio de veículos equipados com raios tratores acústicos.

Os resultados da pesquisa foram publicados no Physical Review Letters.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com