Raios podem cair duas vezes no mesmo lugar? A ciência explica

0

Diz o ditado que os raios não caem duas vezes no mesmo lugar. Mas isso é verdade? A ciência explica que não só é possível como também é bastante provável, especialmente no Brasil, que ostenta o título de país onde mais caem raios em todo o mundo. No país, quem vive em São Paulo também é um “privilegiado”, já que o estado é o campeão brasileiro de descargas elétricas.

E foi justamente em São Paulo, mais precisamente na USP, que foi conduzido um experimento sobre a incidência, ou no caso, reincidência de raios. Uma torre de mais de 60 metros de altura foi instalada nas dependências da universidade com o simples objetivo de ser atingida por raios. O experimento deu certo e provou que os raios podem cair duas vezes no mesmo lugar, mas também cinco ou mais vezes. Esse foi o número de vezes que a torre foi atingida em um período de 9 anos.

As descargas elétricas sempre vão procurar atingir o objeto mais alto da região. Em grandes cidades, as principais “vítimas” dos raios são os grandes edifícios, geralmente equipados com para-raios instalados justamente para receber as descargas. Já em um campo aberto, muitas vezes o ponto mais alto acaba sendo uma pessoa, por isso é tão perigoso ficar em locais muito abertos durante uma tempestade.

O mesmo serve para as árvores, com um agravante: as raízes, muitas vezes enterradas a alguns metros de profundidade, as tornam opções ainda mais prováveis para descargas elétricas, por estarem bem “aterradas”.

Veja também:   Preocupante! Incêndios na Amazônia são avistados do espaço, revela Nasa

Não brinque com a sorte

Raios podem cair duas vezes no mesmo lugar, definitivamente, mas uma só descarga já é o suficiente para causar grandes problemas. Além de procurar abrigo, é possível tomar alguns cuidados durante uma tempestade, para que os danos sejam minimizados, principalmente em equipamentos elétricos. Tirar tudo da tomada pode ser uma boa alternativa.

O chuveiro elétrico também é um conhecido vilão, mas outras formas de aquecimento também podem ser perigosas: caso um prédio ou casa seja atingida pelo raio, a descarga elétrica pode descer pela tubulação, que na maioria das vezes é de metal. O melhor é se abrigar em um local seguro, ler um bom livro e esperar a tempestade passar.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com