A tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte parece realmente ter tornado o mundo um lugar mais perigoso. É isso que mostra o Relógio do Apocalipse do Boletim dos Cientistas Atômicos, que voltou a marcar apenas 2 minutos para o fim do mundo.
O relógio foi criado em 1947, pouco tempo depois do final da Segunda Guerra Mundial, por cientistas atômicos como uma forma de alertar ao mundo quanto ao perigo da produção de armas nucleares.
A meia-noite no relógio simboliza a guerra nuclear e o possível extermínio da humanidade. Todos os anos os ponteiros são movidos para frente ou para trás, de acordo com a probabilidade de uma guerra atômica ser iniciada no momento. O relógio foi criado marcando sete minutos para a meia-noite.
Em 1991, foi registrada a menor chance de uma guerra nuclear, com o relógio marcando 17 minutos para a meia-noite. Atualmente, ele marca apenas dois minutos para a meia-noite, indicando grande risco para todo o mundo.
A última vez que o relógio do apocalipse marcou dois minutos foi em 1953, quando os Estados Unidos e a União Soviética testaram bombas nucleares com poucos meses de intervalo entre si. Dessa vez, as crescentes tensões entre Estados Unidos e Coreia do Norte são as responsáveis pelo avanço dos ponteiros.
Guerra Quente
Ao contrário dos tempos de Guerra Fria, onde ameaças indiretas e espionagem faziam o conflito às escondidas, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, trocam ofensas e ameaças com divulgação e cobertura da imprensa, até mesmo nas redes sociais.
Os dois países possuem mísseis nucleares e por mais de uma vez os líderes ameaçaram atacar um ao outro. Recentemente, um alerta falso de míssil foi dado no estado americano do Havaí, causando grande pânico na população, que sabe que a possibilidade de um ataque é real.