Por que o Ronald McDonald foi aposentado pelo McDonald’s

0

O palhaço Ronald McDonald foi por vários anos – até mesmo décadas – o grande mascote do McDonald’s, a maior rede de fast food do planeta. No entanto, você já reparou que ele está sumido há algum tempo? O motivo é que a franquia achou melhor aposentá-lo e tem suas razões para isso. Entenda mais abaixo, com informações do site CBR.

Não se sabe a origem exata do Ronald McDonald, mas ele surgiu ainda na década de 1960 como mascote do McDonald’s. A ideia, claro, era ajudar a franquia a vender mais hambúrgueres para seus clientes.

Ronald McDonald ficou popular pra valer nos anos 1980 e 1990, época em que ganhou alguns amigos com o Papa-Búrger, Shake e Birdie. Todos eles eram habitantes do mundo mágico chamado McDonaldland.

Tudo isso mudou em 2003, quando o McDonald’s lançou a famosa campanha “Amo Muito Tudo Isso”, época em que a rede começou a optar por mais propagandas voltadas para o público adulto. Como consequência, os personagens da McDonaldland foram aposentados.

Mesmo assim, Ronald McDonald ainda teve uma sobrevida e fez algumas aparições ocasionais em comerciais e materiais promocionais.

No entanto, vale lembrar que por volta dos anos 2000, muitos estudos ligaram as altas taxas de obesidade na população americana com o consumo dos produtos da redes de fast food, como é o caso do McDonald’s.

Por consequência, a obesidade infantil também se tornou um problema e o Ronald McDonald logo foi acusado de promover algo que não era bom para a saúde das crianças. Desta forma, ele se tornou um mascote cheio de polêmica e muitas pessoas e organizações começaram a exigir sua retirada.

Por conta disso, o McDonald’s já se preparava para aposentar Ronald McDonald de vez. No entanto, surgiu outro fator que contribuiu ainda mais para a decisão.

Você se lembra que há alguns anos, uma onda de aparições macabras de palhaços começaram a assustar pessoas em vários cantos do planeta? Ou seja: a figura deles estava completamente manchada ao redor do mundo. Ainda mais se considerarmos que eles sempre foram figuras amadas ou detestadas.

Essa onda de aparições de palhaços macabros surgiu em 2016. Foi neste mesmo ano que o McDonald’s decidiu aposentar de vez seu mascote mais famoso – e a empresa citou essa questão como uma das razões.

Por mais que esteja aposentado, o Ronald McDonald ainda está presente no dia-a-dia da empresa, e por um motivo bem nobre: ele empresta seu nome para o Instituto Ronald McDonald, que auxilia o tratamento de crianças com câncer.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com