Sabia que nossos olhos e tímpanos se movem juntos? Entenda o motivo

0

Cientistas descobriram que o tímpano humano vibra sempre que os olhos se movimentam. Isso também acontece em algumas espécies de macacos, mas não se tem ainda total certeza da razão por trás disso.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Duke, em Durham, no estado americano da Carolina do Norte. Eles pesquisavam a forma com que o cérebro lida com as informações que entram pelos nossos sentidos.

Uma das autoras do estudo, a cientista Jennifer Groh, explica como o cérebro lida com a visão e a audição. “Nossos cérebros gostam de combinar o que vemos e o que ouvimos de acordo com de onde vêm esses estímulos, mas o sistema visual e o sistema auditivo percebem onde os estímulos estão localizados por duas formas completamente diferentes”, explica Groh.

Testes foram feitos com 16 pessoas, que ficaram em uma sala escura e deviam acompanhar com os olhos o movimento de luzes de LED, que poderiam ou não vir acompanhadas de sons. Microfones introduzidos no ouvido dos participantes mostraram que os tímpanos vibravam junto com o movimento dos olhos, mesmo quando não havia som acompanhando as luzes.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a vibração nos tímpanos era ordenada pelo cérebro, em conjunto com a movimentação dos olhos. “É como se o cérebro estivesse dizendo, ‘Eu vou mover os olhos, melhor avisar os tímpanos também'”, segundo Groh.

Mas por que isso acontece?

Ainda não se sabe a razão exata desse movimento conjunto. Os pesquisadores apenas têm algumas ideias de por que isso acontece. “O fato de que os movimentos dos tímpanos estão codificando informação espacial sobre o movimento dos olhos significa que eles podem ser úteis para ajudar os nossos cérebros a juntar espaço visual e auditivo”, explica David Murphy, um dos envolvidos no estudo.

Veja também:   10 modificações corporais extremas praticadas no passado

Acredita-se também que a interação entre os dois sistemas seja um indicador de saúde da visão e da audição.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com