O rio São Francisco é um dos rios mais importantes do Brasil e da América do Sul. Com 2863 quilômetros de extensão, ele passa por 5 estados e 531 municípios.
A nascente geográfica do rio fica no município mineiro de Medeiros. Já a nascente histórica é em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, região centro-oeste de Minas Gerais.
Antes de desaguar no Oceano Atlântico, o rio nasce que em Minas Gerais, passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
Importância do rio São Francisco
Também chamado de “Velho Chico”, o rio São Francisco recebe água de 90 afluentes por sua margem direita e 78 afluentes pela margem esquerda. O rio possui grande importância econômica, social e cultural nos estados que ele atravessa.
Os trechos navegáveis do rio estão localizados nos médios e baixo curso. São os trechos que ligam a cidade de Pirapora (MG) a Juazeiro (BA) e Juazeiro a Petrolina (PE), que possui cerca de 1371 km de extensão.
O rio é uma importante via no transporte de mercadorias, das quais as principais são manufaturas, como: soja, arroz, açúcar, sal, cimento e madeira.
A polêmica da transposição do rio São Francisco
O projeto de transposição do rio São Francisco do Governo Federal visa construir dois canais com 700 quilômetros de extensão para que haja a irrigação da região semiárida do Nordeste.
A obra, que possui um orçamento de R$ 6,8 bilhões, tem sido motivo de duras críticas, pois iria abranger apenas 5% do território e 0,3% da população. Além do custo alto, a transposição afetaria intensamente o ecossistema do rio.
O problema da seca do Nordeste não seria solucionado com a transposição do rio. Os críticos do projeto afirmam que as obras beneficiariam uma minoria, que seriam os grandes latifundiários nordestinos, já que o projeto de transposição corta grandes fazendas.
Outro argumento contra a transposição seria a destinação e uso da água, que seria utilizada na agricultura e carcinicultura (criação de camarões em viveiros), ao invés de ser redirecionada para regiões que precisam dela para para consumo humano.
Usinas hidrelétricas do rio São Francisco
As água do rio São Francisco são extremamente importantes para a geração de energia. O rio abriga as seguintes hidrelétricas de grande porte:
• Três Marias – Três Marias, MG
• Sobradinho – Juazeiro, BA
• Itaparica – Glória, BA
• Paulo Afonso I – Paulo Afonso, BA
• Paulo Afonso II – Delmiro Gouveia, AL
• Paulo Afonso III – Delmiro Gouveia, AL
• Paulo Afonso IV – Delmiro Gouveia, AL
• Moxotó – Delmiro Gouveia, AL
• Xingó – Canindé de São Francisco, SE
O potencial hidroenergético estimado do rio é de 26.300 MW. Já o potencial hidrelétrico instalado ao longo do rio é de 10.380 MW, o que garante cerca de 16% da produção de energia produzida em todo o Brasil.
Acidente no rio São Francisco comove o Brasil
Por sua força e magnitude, o rio São Francisco sempre esteve presente na cultura, música, literatura, cinema e manifestações artísticas em geral do Brasil.
Em 2016, a novela “Velho Chico“, de Benedito Ruy Barbosa teve sua trama centrada no rio e na população que o tem como principal fonte de renda.
O ator Domingos Montagner, que fazia o personagem Santo do Anjos, o protagonista da novela, morreu afogado no rio São Francisco durante um mergulho entre os intervalos das gravações, no município de Canindé de São Francisco, Sergipe.
O que o ator não sabia, ao escolher o local para mergulhar juntamente com a colega de elenco Camila Pitanga, é que esse é um dos trechos mais perigoso para o banho no Rio.
Isso porque, no local formam-se redemoinhos que causam buracos entre as pedras com correntezas muito fortes. Estes buracos entre as pedras funcionam como ralos que sugam o que estiver na superfície para o fundo.
A proximidade com as hidrelétricas faz com que a correnteza fique mais forte, principalmente no interior do rio, por causa das turbinas. Por isso, o rio pode estar calmo na superfície, mas no fundo as correntes podem estar bastantes fortes.
Outro fato que faz as águas do rio serem mais perigosas é a baixa densidade em relação a água do mar, na água doce o corpo afunda com mais facilidade.