E se a semana de trabalho fosse mais curta? Experimentos foram feitos

0

O trabalhador médio conhece bem as regras do jogo: 5 dias de trabalho, dois folga, ou só um, em alguns casos. Mas e se a semana fosse mais curta?

Esse experimento já foi feito em alguns países, e na Islândia, os resultados foram mais do que bons. Por enquanto, mudar o horário comercial pode estar fora de cogitação na maior parte do mundo, mas a médio prazo, pode se tornar tendência.

Entre os anos de 2015 e 2019, cerca de 2500 trabalhadores na Islândia fizeram parte de experimentos que visavam diminuir a quantidade de dias trabalhados na semana.

Eles passaram a fazer um regime de 35 ou 36 horas semanais, trabalhando na maioria das vezes de segunda a quinta, com a sexta, o sábado e o domingo como folga. A expectativa era pela produtividade desses trabalhadores.

CUIDADOSPESSOAIS_associates_728x90._CB445147900_

Contrariando o que muitos empregadores poderiam achar, os resultados do teste, que foram conduzidos por uma empresa britânica, se mostraram muito positivos.

Não apenas os casos de estresse, depressão, síndrome de burnout e outros problemas causados por rotinas extenuantes diminuíram, como também o rendimento dos trabalhadores melhorou, pois eles se sentiam mais motivados e descansados.

Hoje, cerca de 86% da força de trabalho na Islândia, em todos os setores, funciona com base nesse regime de quatro dias de trabalho por semana. A esmagadora maioria das pessoas está mais feliz trabalhando dessa forma, mas é claro que algumas adequações foram necessárias.

Aproveitando melhor o tempo

Os pesquisadores notaram que os trabalhadores tiveram que adequar suas tarefas aos novos dias de trabalho, o que colaborou para tudo funcionasse de forma mais fluída, com mais rendimento. Entre as medidas adotadas estão reuniões mais curtas e objetivas, bem como uma boa diminuição na burocracia de certas tarefas.

Além disso, os trabalhadores se mostraram mais criativos em relação a quem manteve a semana comum, o que fez com que as pessoas encontrassem muito mais soluções para que os horários fossem melhor aproveitados.

O fato de terem mais tempo para se dedicar à família, lazer e descanso fez com que essas pessoas se tornassem profissionais muito melhores, que rendem mais e geram mais lucro para suas empresas.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com