Todos os planetas do Sistema Solar estarão visíveis esta semana; entenda

0

A semana promete ser bem proveitosa para os observadores do céu.

Ao longo dela, todos os planetas do Sistema Solar poderão ser vistos, proporcionando momentos bem interessantes, em um acontecimento que não é tão raro, mas pode ser classificado como incomum.

Vale a pena reservar alguns momentos do dia para poder aproveitar esse verdadeiro espetáculo nas alturas.

Os planetas do Sistema Solar poderão ser vistos de acordo com o período do dia.

Durante a manhã, Mercúrio e Vênus poderão ser vistos no céu, enquanto Marte, Júpiter, Saturno e Netuno ficam visíveis a noite, todos a olho nu. Urano deve requerer algum tipo de equipamento básico, como um telescópio simples.

Aliás, quem contar com lunetas ou telescópios vai se dar muito bem. No caso de Saturno, por exemplo, será possível ver até os famosos anéis com algum equipamento.

Joe Guzman, astrônomo e professor do After School Matters, em Chicago, explica que o fenômeno não é exatamente comum, mas também não é tão raro assim.

“É a dança dos planetas ao redor do Sol. É um fenômeno natural e acontece de vez em quando. Não é raro, mas é infrequente. Acontece quando eles ainda estão deste lado do Sol, mas eles vão começar a se separar logo”, contou.

2020 já é considerado um ano cheio de anomalias e essa, felizmente benéfica, é mais uma delas. Se as condições climáticas permitirem, vale a pena ficar de olho no céu essa semana.

Sistema Solar

Devido a proximidade, alguns planetas marcam presença na paisagem noturna com mais frequência do que outros. Marte e Vênus, nossos vizinhos mais próximos, são os mais comuns.

O segundo chega a ser frequentemente confundido com uma estrela, por apresentar um brilho forte, sendo chamado de “Estrela D’Alva”.

Júpiter, devido ao seu tamanho, também não é tão difícil de ser visto no céu. Ele aparece também com um brilho notável e claro, assim como Vênus. Já Marte é marcado pelo tom avermelhado que sua superfície reflete.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com