A mais nova moda saudável é o ato de tomar sol no períneo, aquela área localizada entre o órgão genital e o ânus. Mas será que essa é uma prática saudável?
Desde que virou moda na internet, o assunto tem gerado diversos debates e os especialistas não são muito favoráveis. Para eles, existe um motivo para essa região do corpo ser conhecida como “aonde o sol não bate”.
A moda surgiu a partir de um post de uma influenciadora digital. Ela associa o ato de tomar sol no períneo com práticas tântricas e taoistas, filosofias orientais.
Segundo ela, 30 segundos a 5 minutos de sol no períneo todo dia ajudam a ter mais energia, libido, melhora no sono, disposição e outras sensações de bem-estar. Logo, muita gente na internet começou a imitá-la.
No entanto, os especialistas são categóricos. “Não existe nenhum estudo científico que comprove o benefício ao se pegar sol na região íntima”, diz a médica dermatologista Luiza Lopes ao portal Saúde do IG.
David E. Bank, fundador do Centro de Dermatologia, Cosmética e Cirurgia a Laser de Mount Kisco, nos Estados Unidos, ainda alerta para os perigos da prática. “É realmente perigoso. A pele do períneo é particularmente sensível. Com o tempo, pode resultar em um risco aumentado de câncer de pele”, disse à revista Health.
Bronzeando onde não deve
Algumas das pessoas que resolveram seguir a moda já começaram a se arrepender, incluindo famosos. Foi o caso do ator Josh Brolin, que interpretou o vilão Thanos em Vingadores: Ultimato, sucesso da Marvel.Ele fez um post em seu Instagram alertando para os riscos de tomar sol no períneo, algo que ele sentiu, literalmente, na pele.
“Não faça isso! Eu passaria o dia fazendo compras com a minha família e, em vez disso, estou colocando gelo e passando cremes anti queimaduras por causa da dor”, escreveu Brolin, arrependido. Felizmente, a moda deve ser passageira, assim como muita coisa desse tipo que surge na internet.