Stephen Hawking explica o que existia antes do Big Bang

1

O famoso astrofísico Stephen Hawking continua a nos surpreender com a forma como enxerga o universo e suas origens. Em entrevista concedida a Neil DeGrasse Tyson, ele explicou sua visão do que existia antes do Big Bang, a explosão que teria dado início ao universo.

Veja também:   Como Stephen Hawking vive há tanto tempo com a sua doença?

A entrevista aconteceu no Star Talk, programa apresentado por Tyson no canal National Geographic. A conversa pode parecer banal, mas isso só acontece porque Hawking e Tyson são duas das maiores mentes da ciência mundial, além de grandes comunicadores, o que faz a entrevista fluir de forma leve e interessante.

Quando perguntado sobre o que existia antes do Big Bang, Hawking respondeu que basicamente não havia nada. Veja o vídeo da resposta do astrofísico (em inglês):

Hawking explica que o universo possui uma forma curvada, possivelmente elíptica. Ele usa a Terra como exemplo. Para ele, o tempo agiria como uma quarta dimensão em relação ao espaço e devido ao formato do espaço-tempo, não há um começo definido.

A analogia de Hawking continua quando ele explica que se alguém considera o polo sul da Terra como o início do tempo, nada existe ao sul desse ponto. Dessa forma, além do universo, não existe nada, ou pelo menos nada próximo do que se pode compreender, já que ele seria infinito.

Assim, antes da explosão conhecida como Big Bang, esse nada prevalecia. O universo consiste na expansão de toda a matéria e energia contidas no átomo primordial, no qual se deu a explosão.

A singularidade

A partícula primordial no momento da explosão do Big Bang é chamada singularidade. Ela continha toda a densidade e calor possíveis até explodir e tudo o que estava contido nela começar a se expandir, formando o universo como o conhecemos hoje.

Segundo Stephen Hawking, é impossível medir o tempo e espaço antes da explosão, já que eles estavam em estado latente, na singularidade. Dessa forma, consideramos a existência do tempo apenas a partir do início da expansão do universo.



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com