Top 5 animais que vivem por mais tempo

0

Um ser humano pode viver por mais de cem anos. Mas, você sabia que há animais que podem viver por séculos, sendo que há uma espécie que é imortal?

A maioria desses animais que possuem uma estimativa de vida secular vivem em águas profundas.

Confira o TOP 5 dos animais que vivem por mais tempo na Terra:

5° – Warty Oreo

warty-oreo-allocyttus-verrucosus

Peixe da espécie Allocyttus verrucosus, os peixes warty oreos vivem nos oceanos entre 300 a 1.600 metros de profundidade, em geral em encostas continentais.

Esses peixes possuem o tamanho médio de 42 cm e podem viver por até 210 anos. Com isso, eles são os macros vertebrados com vida mais longa do planeta.

4° – Tartaruga Gigante

tartaruga-gigante-galapagos

As tartarugas terrestres gigantes, em especial as de Galápagos, são conhecidas por viverem muito. Um espécime pode viver cerca de 100 anos.

Contudo, uma espécie de tartaruga gigante de um zoológico da Índia viveu por 250 anos. Sendo considerada a tartaruga com maior tempo de vida do planeta.

Esse animal, atualmente, se encontra em risco de extinção.

3° – Arcticidae

arctica-islandica-arcticidae

Este molusco é encontrado principalmente na costa da Escócia. Por não se movimentarem muito e viverem enterrados na areia por longos períodos, esses animais possuem o crescimento muito lento.

Se uma população de articidae for destruída por algum desastre ambiental, a espécie pode pode demorar séculos para se recompor.

No ano de 2006, um exemplar vivo foi capturado e estima-se que tenha vivido desde o ano de1499. Com isso, o molusco teria vivido 507 anos de vida.

2° – Esponja da Antártida

esponja-antartida

Esta esponja surge no Oceano Atlântico e nas baixas temperaturas da Antártida esses animais ficam imóveis e seu crescimento é muito lento.

Com isso, a esponja pode viver por séculos se não houver interferência em seu habitat. Cientistas já identificaram um exemplar que tinha em torno de 1550 anos.

1° – Água-viva

agua-viva-turritopsis-dohrnii

Este animal marinho, gelatinosos, em formato de guarda-chuva e com tentáculos que permitem a locomoção, habita em todos os oceanos, tanto na superfície quanto no fundo do mar. Há algumas espécies que também habitam em água doce.

A espécie Turritopsis dohrnii é a única do planeta que pode se reverter à fase de pólipo quando está velha ou doente, isto é, quando ela chega a esse ponto, seria como se nascesse de novo, sendo um animal imortal.

Dessa forma, a água-viva é um animal que vive por no mínimo 500 milhões de anos.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com