Top 5 cidades mais populosas do mundo

0

O planeta Terra é imenso, segundo dados do Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), somos 7,2 bilhões de habitantes. Contudo, as pessoas não estão divididas de maneira uniforme pelos continentes.

Algumas cidades apresentam uma concentração exorbitante de pessoas. Essas são grandes metrópoles que atraem pessoas do mundo inteiro devido à grande oferta de empregos e à economia pulsante.

Além disso, a estrutura urbana e a oferta de tecnologias mais desenvolvidas são outros chamarizes. Logo, todas as pessoas querem e ou precisam ir até essas megacidades.

As cidades mais populosas estão localizadas na Ásia, o continente também possui o maior número de habitantes, 4,1 bilhões, de acordo com os dados do Fnuap. A China possui 4 das vinte cidades mais populosas do mundo e a Índia possui 2.

Confira o ranking mundial das cidades mais populosas:

5° – Istambul

istambul

O quinto lugar apresenta a marca de 12.517.664 habitantes e é ocupado por uma importante cidade da Turquia. Até o ano de 330 d.C ela era chamada de Bizâncio, depois ficou sendo Constantinopla e, no século passado, tornou-se Istambul.

Está geograficamente localizada em dois continentes: Europa e Ásia. Essa diferença também se reflete na cultura, onde mesquitas e mulheres com véus contrastam com uma modernidade europeia.

4° – Nova Deli

nova-deli

Com 12.565.901 habitantes, Nova Deli é a capital da Índia. A cidade é um importante centro político e cultural, sendo um destino muito conhecido no país e também no mundo.

Seus atrativos são inúmeros, como a arquitetura, a culinária local, os templos hindus e alguns patrimônios históricos da humanidade.

Provavelmente, uma das coisas que mais impressiona na cidade é a loucura do seu trânsito. Carretas, bicicletas, animais e motos trafegam aparentemente sem ordem alguma pelas ruelas da cidade (que é superpopulosa, só para lembrar).

3° – Karachi

karachi

Karachi ou Carachi ocupa a terceira posição do ranking das cidades com maior número de habitantes. São 12.991.000 vivendo nessa metrópole que foi a capital do Paquistão até o final da década de 60. Hoje, é um importante centro econômico do Paquistão.

É forte também no setor de entretenimento, de moda e no portuário devido à sua localização estratégica no Mar da Arábia. A cidade também se destaca com o seu centro de educação, sendo um dos mais valorizados da Ásia Meridional e do Mundo Islâmico.

2° – Mumbai

mumbai

A segunda cidade mais populosa do mundo também está localizada na Índia.

Antigamente chamada de Bombaim, Mumbai é uma ilha de 13.830.884 habitantes que se conecta por pontes ao continente indiano.

É a capital econômica do país, concentrando as mais importantes instituições financeiras, como a casa do banco central indiano e de duas importantes bolsas de valores, além de concentrar várias empresas.

Mumbai também é o centro de entretenimento da Índia, é onde está localizada Bollywood (junção de Bombaim e Hollywood), que é a maior indústria cinematográfica do mundo.

1° – Xangai

xangai

Em primeiro lugar entre as cidades mais populosas do mundo está Xangai ou Shangai com 13.831.900 habitantes.

O seu nome significa “no mar” e de fato a cidade está localizada ao mar. Ela ela está situada na foz do Rio Yangtzé e é banhada pelas águas do Mar da China Oriental.

Devido à sua localização privilegiada para o transporte marítimo e fluvial, desde o século XVI ela é um importante porto para a China. Hoje, é umas das cidades com o maior trafego de contêineres do mundo.

A metrópole é globalizada e possui uma a arquitetura moderna marcada por arranha-céus. É o centro financeiro do seu país.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com