Semana passada, na quarta-feira (24), o centro da Itália foi atingido por um forte terremoto. Cerca de 290 pessoas perderam suas vidas, segundo dados divulgados por agências europeias.
O país está em estado de emergência sob a iminência de novos abalos na região. Ainda assim, a tragédia tem proporções infinitamente menores se comparada aos maiores desastres naturais da história.
Grandes catástrofes naturais fazem parte da história da humanidade. Algumas deles chegam a devastar cidades inteiras.
Os terremotos e inundações são os mais recorrentes e os que mais assolam territórios. A Ásia é o continente que é mais afetado e a China o país que teve mais vítimas decorrentes de desastres naturais.
Descubra quais foram os maiores desastres naturais da história recente, segundo o ranking divulgado pela Forbes:
5° – Ciclone Coringa – Índia
Em 1839, o vilarejo portuário de Coringa, no sudoeste da Índia, foi vítima de um ciclone. A tempestade gerou ondas altíssimas, chegavam a 40 metros de altura. A vila e os navios próximos foram destruídos.
Estima-se que 300 mil pessoas morreram na catástrofe, 20 mil por afogamento.
4° – Ciclone Bhola – Índia
Em 1970, a Índia novamente sofreu com um desastre natural. Provavelmente, esse foi o pior ciclone da história. Os dados não são muito precisos, acredita-se que morrem entre 250 mil a 500 mil pessoas.
O Bhola atingiu o oeste de Bengala e Bangladesh, muitas das partes das ilhas baixas do Ganges ficaram inundadas com a elevação das águas.
3° – Terremoto de Shaanxi – China
Há quase quinhentos anos atrás, em janeiro de 1556, a província chinesa de Shaanxi e as suas cidades vizinhas, foram atingidas por um terremoto de 8 graus de magnitude na Escala Richter.
Aproximadamente 60% da sua população foi devastada, cerca de 830 mil pessoas foram mortas. O terremoto de Shaanxi é o mais devastador de todos os tempos.
2° – Inundação do Rio Amarelo – China
Trezentos anos mais tarde, a China foi novamente devastada por uma catástrofe natural. Em 1887, o Rio Amarelo, segundo maior da China, inundou uma área equivalente à da Grécia.
Os diques construídos para conter as suas cheias não foram suficientes, a água acabou com plantações próximas ao rio, destruiu 11 cidades e algumas aldeias próximas. Estima-se que mais de 900 mil pessoas morreram no desastre.
1° – Inundações de 1931 – China
Novamente, a China é assombrada pelas fúrias das águas, ocasionando o maior desastre natural da história.
Em 1931, alguns grandes rios do país, como o Amarelo, o Huai e o Yangtzé, com a chegada do período de chuva causaram inundações terríveis. As enchentes ocorreram entre julho a novembro e atingiram diferentes regiões.
Acredita-se que morreram entre 1 milhão e 4 milhões de pessoas, esse número aumenta ao se considerar as pessoas que sofreram com os agravamentos, como fome e doenças.