A SpaceX fez história ao lançar o foguete Falcon Heavy, o mais potente já feito pela empresa do empreendedor Elon Musk, em 6 de fevereiro de 2018. Só que o que mais chamou a atenção é que ele também levou ao espaço um carro da Tesla, modelo Roadster, acompanhado de um manequim, o Starman. Agora, um ano após seu lançamento, onde será que o veículo está?
Como já havia sido anunciado no momento do lançamento, o carro da Tesla, assim como os demais planetas do Sistema Solar, está orbitando o Sol. De acordo com o site whereisroaster.com, o veículo passou para além da órbita de Marte no mês de novembro, onde se encontra atualmente. Clique no link para conferir a atual posição do automóvel.
De acordo com os dados do site, o carro da Tesla já se encontra a uma distância de 364 milhões de km da Terra. E assim ele deve continuar por algum tempo, já que seu período orbital é de aproximadamente 557 dias terrestres.
Enquanto isso, alguns estudos apontam que o carro da Tesla deve continuar orbitando o Sol até se chocar com a Terra ou Vênus daqui a alguns milhões de anos, isso se ele ainda estiver inteiro até lá. Além disso, existe 6% de chance do veículo nos acertar em um milhão de anos e 2,5% de parar em Vênus neste mesmo período de tempo.
Dentro da área, é muito comum que foguetes que estão realizando seu voo inaugural levem cargas sem grande valor para a missão, já que o teste pode falhar. Elon Musk garante que escolheu o Tesla Roadster e o Starman como forma de fazer uma brincadeira, mas há quem diga que essa foi uma maneira de fazer um marketing para a empresa de veículos. Afinal, Musk é proprietário tanto da SpaceX quanto da Tesla.
Enquanto isso, vale lembrar que o teste do foguete Falcon Heavy foi um sucesso. Tanto que o seu segundo lançamento já está previsto para acontecer no dia 7 de março, quando levará um satélite da empresa Arabsat para o espaço.