Continue a ver o artigo sobre o corpo feminino:
5) Menopausa e desejo sexual
Diversos estudos confrontam o mito de que mulheres na menopausa têm redução do desejo sexual. Uma delas, feita nos Estados Unidos em 1994, constatou que metade das mulheres na casa dos 50 anos têm relações sexuais várias vezes por mês. (Veja também: 5 mitos desvendados sobre o corpo masculino)
Ondas de calor e outros desconfortos podem afetar o humor das mulheres nesta fase. No entanto, não há nenhuma ligação direta entre menopausa e queda no desejo sexual.
6) Menstruação e gravidez
É improvável que uma mulher engravide durante sua menstruação. No entanto, nada relacionado a gravidez é impossível.
Uma vez dentro de uma mulher, o esperma pode esperar por um ovulo por até uma semana. A ovulação pode ocorrer logo após, ou mesmo durante a fase de sangramento do ciclo menstrual de uma mulher.
O método de controle de natalidade a partir do tempo não funciona bem. Casais que tomam isto como base acabam se tornando pais rapidamente.
7) Fertilidade e gravidez
Também não há nada concreto ao dizer que relações sexuais são completamente efetivas em dias de ovulação. As chances são um pouco maiores, mas nada além do normal.
Estima-se que 20% das mulheres que fazem sexo durante o período de ovulação conseguem engravidar. Nada além disto.
8) Gravidez após os 30
Muitas pessoas dizem que é mais difícil engravidar após os 30 anos. Nem sempre isto é verdade.
A queda da fertilidade com o avanço da idade é um fator biológico. Porém, o declínio só começa mesmo a partir dos 35 anos. A situação fica mais perigosa a partir dos 40, quando a taxa de aborto espontâneo aumenta de forma consideravelmente.
Estima-se que 20% das mulheres abaixo de 30 anos engravidem, porém, apenas 5% das que estão acima de 40 conseguem dar início à gestação.