Você sabia que a Terra perde toneladas de atmosfera todos os dias?

0

A vida na Terra segue normal enquanto o planeta perde toneladas e mais toneladas de oxigênio da atmosfera todos os dias. Mas por que isso acontece? Os cientistas sabem que os gases evaporam naturalmente durante a noite, mas a perda também ocorre durante o dia e os motivos ainda não estão muito claros. A única dica que temos é que o fenômeno tem relação com as auroras boreais.

Os cientistas sabem que os acontecimentos do dia e da noite relacionados à perda de oxigênio pelo planeta são completamente diferentes, então, a Nasa se debruçou sobre o mistério das auroras boreais, nas quais a perda de atmosfera é chamada pelos cientistas de “fontes de gás”. Para isso, um estudo foi feito em Ny Alesund, região do arquipélago de Svalbard, na Noruega.

Ny Alesund é um local chave, pois é o povoamento humano mais próximo do polo norte, mas ao mesmo tempo não tem tanta neve. A região também não possui o fenômeno do “Sol da meia-noite” e sua localização faz com que atravesse todas as manhãs um ponto específico do campo magnético da Terra onde a energia é mais fraca. Isso favorece o surgimento das auroras boreais, que estão relacionadas com as fontes de gás.

Após meses de estudos locais e preparação, os cientistas envolvidos no estudo lançaram dois pequenos foguetes de sondagem simultaneamente de Ny Alesund, ambos equipados com diversos sensores e câmeras que conseguiram alcançar a fonte de gás. Eles agora analisam os dados coletados e a publicação dos resultados deve ser feita em breve.

Veja também:   Chuva de animais: o que causa esse fenômeno com sapos, peixes e mais

Falta de ar

Toneladas de gás da atmosfera podem parecer uma quantidade enorme e até mesmo preocupante para se perder todos os dias, mas os cientistas garantem que está tudo normal com o planeta. Todo o oxigênio evaporado é reposto através da fotossíntese das plantas e de outras reações químicas acontecendo o tempo todo na atmosfera.

Escassez de gases atmosféricos deve ser uma preocupação apenas daqui a 5 bilhões de anos, quando o Sol vai se tornar uma estrela gigante vermelha, aumentando de tamanho e temperatura consideravelmente. Quando isso acontecer, a atmosfera da Terra vai ser evaporada quase instantaneamente e esse deve ser o fim da vida no planeta, caso nenhum outro desastre aconteça antes, é claro.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com