Vulcão no Havaí pode continuar em erupção por anos, alertam cientistas

0

O Vulcão Kilauea, localizado no Havaí, entrou em erupção no último dia 3 de maio e fez a população da região de Leilani Estates ter de abandonar suas casas, que foram consumidas pela lava. E a população local pode ter de esperar um longo tempo para poder retornar para suas residências, de acordo com cientistas.

Parte da população local acredita se tratar de alguma ação de Pele, a deusa havaiana do fogo, que está querendo reocupar suas terras. Mas falando cientificamente, os cientistas acreditam se tratar de um fenômeno chamado de erupção fissural, por conta a aparição de 12 fissuras vulcânicas que apareceram na região de Leilani Estates, mas ainda não existe uma certeza.

A verdade é que essa erupção do Kilauea começou, na realidade, em 1983. E que essa destruição que foi causada apenas agora foi o 62º episódio dessa erupção que já dura décadas. E segundo cientistas, ela pode durar semanas, meses ou até mesmo anos. A lava que sai do vulcão desde a última semana está consumindo tudo que vê pela frente.

“Não podemos chegar perto do solo e ver exatamente todos os detalhes e complexidades. Pode durar dias, semanas, anos. Tudo isso é possível, é difícil precisar, infelizmente”, disse o vulcanologista Bill Chadwick.

Os especialistas ainda não sabem dizer exatamente o que causou o vazamento da lava, mas quando isso aconteceu, também gerou uma série de terremotos no local, sendo que o mais forte deles alcançou 6.9 graus na escala Richter. Foi o terremoto mais forte registrado no Havaí desde 1975.

Mas de qualquer forma, essas fissuras ainda continuam ser a grande ameaça do local. Tudo indica que uma grande explosão vulcânica não deve ocorrer, pois não existe indicativo de que pode ocorrer pressão suficiente para isso. Mas essas rupturas podem aparecer a qualquer momento e liberar mais lava e gases tóxicos no local.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com