Telescópio captura imagem de um misterioso retângulo vermelho no espaço

0

Uma impressionante nova imagem de um retângulo vermelho, capturada pelo Telescópio Espacial Hubble, tem levantado a curiosidade de pesquisadores e cientistas. O motivo disso é que, desta vez, a imagem conseguiu mostrar um olhar mais profundo de um objeto cósmico misterioso.

Chamado de Nebulosa do Retângulo Vermelho pelos cientistas, devido à sua forma bizarra e cores marcantes, o elemento curioso é uma nuvem cósmica de gazes e partículas. Esta nebulosa foi formada por uma estrela em seu centro, chamada de HD 44179, que está chegando no fim de sua vida útil, com sua massa quase desfeita e arremessada pelo espaço.

Imagem da estrela HD 44179, cercado por uma estrutura extraordinária, conhecido como Nebulosa do Retângulo Vermelho.
Imagem da estrela HD 44179, cercada por uma estrutura extraordinária, conhecida como Nebulosa do Retângulo Vermelho

A fonte da luz vermelha que é emitida por esta nebulosa tem confundido cientistas por mais de 30 anos. Este mesmo tipo de emissão também é visto por toda a Via Láctea e em outras galáxias, mas os estudiosos não tinham certeza de sua causa. Foi só em 2007 que esse mistério começou a ser resolvido: o brilho vem de uma estranha atividade a nível molecular dentro de aglomerados de poeira.

Esta nova oferece uma compreensão ainda maior sobre a estrutura que forma esse Retângulo Vermelho. De acordo com um comunicado da NASA, ao invés de um retângulo, a nebulosa em torno da estrela parece ter a forma de um “X”, com degraus como os de uma escada e com gases brilhantes que ligam as quatro pontas.

  Implante de retina artificial é criado por cientistas e pode restaurar a visão

A estrela no centro desta nebulosa é semelhante ao Sol e é responsável por essas linhas igualmente espaçadas, pois, ao liberar gases e outros materiais, ela cria o fenômeno. Especialistas da NASA acreditam que isso se trate, ainda, de uma espécie de estrela binária (o que significa que tem um parceiro estelar), rodeada por uma área densa de poeira.

A estrela no centro da Nebulosa do Retângulo Vermelho acabará deixando para trás uma estrela anã branca e quente, que emitirá uma radiação ultravioleta brilhante que fará com que os gases que estão em volta brilhem.

fonte: space



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com