Veja 6 costumes brasileiros que assustaram os gringos nas Olimpíadas

0

Depois de alguns anos de planejamento, as Olimpíadas vieram para o Rio de Janeiro. Milhões de reais foram investidos em melhorias para que os estrangeiros se sentissem em casa.

Gostamos de acolher as pessoas e temos a fama de ser ótimos em receber hóspedes. Mas claro que nossos costumes poderiam causar um choque social em alguns estrangeiros. Gringos chegaram até a reclamar e fazer chacota de como nos portamos.

Confira abaixo alguns de nossos costumes que assustaram os gringos durante os Jogos Olímpicos Rio 2016:

Sungas

01-sunga

Os americanos ficaram chocados com a forma que usamos sungas. Nos Estados Unidos, o uso é feito exclusivamente para atletas em competições de natação, enquanto que, aqui, é comum ver pessoas que não são atletas com esse traje.

O jornal The Wall Street Journal publicou uma reportagem para explicar que, sim, os brasileiros usam sunga na praia. A matéria afirma: “os homens do Rio usam sungas não só para tomar sol ou nadar. Eles usam para praticar futevôlei, surfe, ciclismo, entre outros. Alguns já andam assim pelas ruas, antes de chegar à praia”.

Café

jornalista-cafe

Um dos principais costumes dos brasileiros durante todo o dia é tomar pequenas porções de cafés que são servidas em copos descartáveis: o famoso “cafezinho”. Esse hábito foi algo de críticas no Twitter.

O jornalista Scott Stinson, do jornal National Post, publicou na rede social uma foto e um texto reclamando do tamanho dos copinhos. “Eu sei que todo mundo já postou fotos dos copos pequenos de café nos centros de imprensa do Rio, mas sério!”, disse ele.

Após o ocorrido, Stinson foi muito criticado pelos brasileiros, que afirmaram que a porção do nosso café é menor pois é muito mais concentrado que os outros. Em entrevista ao Buzzfeed, o jornalista canadense ainda comentou a repercussão do post. “As pessoas têm sentimentos fortes sobre café aqui”, disse.

Gambiarra

01-tv-na-parede

Além de ter sido linda a cerimônia de abertura das Olimpíadas, os gringos ainda se depararam com uma palavra tipicamente brasileira: a gambiarra, um dos nossos principais costumes e tema principal do evento. A prática se tornou objeto de investigação e curiosidade para os estrangeiros, que precisaram pesquisar na internet para entender do que a festa falava. (Veja também: 10 curiosidades sobre o Brasil que você provavelmente não sabia)

O International Business Time tentou explicar o que era a palavra em uma reportagem: “Gambiarra, uma palavra em português que não possui equivalente no inglês, é a arte brasileira de criar coisas a partir do improviso, usando estratégias simples para reparar ou criar o que você precisa com o que você tem”. A palavra ainda foi associada à expressão “life hacks”, que também está ligada ao improviso.

Novelas

03-tv-filme

No Brasil, qualquer disputa esportiva – até mesmo o futebol, que é paixão nacional – precisa acontecer em horários que não são considerados nobres para poder passar na Rede Globo, maior emissora de TV do Brasil. Já estamos acostumados a ver jogos só depois da novela.

No entanto, os americanos estranharam o poder das novelas no Brasil. “No Brasil, um popular programa de TV chamado telenovela é tão importante para os espectadores que até as Olimpíadas, sediadas em casa, precisaram dar um passo para trás no horário nobre”, diz um trecho de um texto publicado pelo jornal The New York Times.

A reportagem explicou a importância que as novelas têm para o Brasil e afirmou que algumas competições consideradas “menos importantes” não chegaram nem a ser transmitidas, para não atrapalharem a programação. O texto chegou a abordar até a concorrência da Globo com outra emissora, a Record.

Barulho

sonhar-com-grito

Vários atletas e diferentes jornais se chocaram com o barulho dos torcedores brasileiros, que se comportam como se estivessem em uma importante partida de futebol o tempo todo.

Uma matéria feita pelo jornal New York Times diz: “enquanto cada esporte possui suas regras de conduta para a torcida, que ditam quando é esperado que ela fique quieta, nada disso se aplica por aqui. Os Jogos do Rio acabaram de começar, mas a exuberância dos espectadores locais já fez atletas e árbitros implorarem por silêncio”.

O jornal ainda dizia que alguns esportes que exigem maior concentração, como tênis de mesa e natação, ganharam urros da torcida, muitas vezes repreendidas até pelos atletas. “Vaias e insultos são comuns nas arenas locais”, diz a agência Reuters, acalmando os esportistas que não conquistaram a simpatia dos brasileiros.

Como se cumprimentar

cumprimento-beijo-rosto

Um dos principais estranhamentos que os estrangeiros vêm tendo no Brasil é a forma de nosso cumprimento. O jeito caloroso dos brasileiros tende a assustá-los, pois não estão acostumados a abraços calorosos e beijos no rosto.

“O melhor do Brasil são os brasileiros” – provavelmente você já escutou isso em alguma rede social. Apesar de todos os problemas em nosso país, o melhor que há por aqui é, mesmo, o povo brasileiro.

Roteiro original feito por Renan Ralts para o canal de YouTube do Acredite Ou Não. Edição por Igor Miranda.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com