Veja 6 costumes brasileiros que assustaram os gringos nas Olimpíadas

20

Depois de alguns anos de planejamento, as Olimpíadas vieram para o Rio de Janeiro. Milhões de reais foram investidos em melhorias para que os estrangeiros se sentissem em casa.

Gostamos de acolher as pessoas e temos a fama de ser ótimos em receber hóspedes. Mas claro que nossos costumes poderiam causar um choque social em alguns estrangeiros. Gringos chegaram até a reclamar e fazer chacota de como nos portamos.

Confira abaixo alguns de nossos costumes que assustaram os gringos durante os Jogos Olímpicos Rio 2016:

Sungas

01-sunga

Os americanos ficaram chocados com a forma que usamos sungas. Nos Estados Unidos, o uso é feito exclusivamente para atletas em competições de natação, enquanto que, aqui, é comum ver pessoas que não são atletas com esse traje.

O jornal The Wall Street Journal publicou uma reportagem para explicar que, sim, os brasileiros usam sunga na praia. A matéria afirma: “os homens do Rio usam sungas não só para tomar sol ou nadar. Eles usam para praticar futevôlei, surfe, ciclismo, entre outros. Alguns já andam assim pelas ruas, antes de chegar à praia”.

Café

jornalista-cafe

Um dos principais costumes dos brasileiros durante todo o dia é tomar pequenas porções de cafés que são servidas em copos descartáveis: o famoso “cafezinho”. Esse hábito foi algo de críticas no Twitter.

O jornalista Scott Stinson, do jornal National Post, publicou na rede social uma foto e um texto reclamando do tamanho dos copinhos. “Eu sei que todo mundo já postou fotos dos copos pequenos de café nos centros de imprensa do Rio, mas sério!”, disse ele.

Veja também:   Etiqueta espacial: entenda por que você não deve arrotar no espaço

Após o ocorrido, Stinson foi muito criticado pelos brasileiros, que afirmaram que a porção do nosso café é menor pois é muito mais concentrado que os outros. Em entrevista ao Buzzfeed, o jornalista canadense ainda comentou a repercussão do post. “As pessoas têm sentimentos fortes sobre café aqui”, disse.

Gambiarra

01-tv-na-parede

Além de ter sido linda a cerimônia de abertura das Olimpíadas, os gringos ainda se depararam com uma palavra tipicamente brasileira: a gambiarra, um dos nossos principais costumes e tema principal do evento. A prática se tornou objeto de investigação e curiosidade para os estrangeiros, que precisaram pesquisar na internet para entender do que a festa falava. (Veja também: 10 curiosidades sobre o Brasil que você provavelmente não sabia)

O International Business Time tentou explicar o que era a palavra em uma reportagem: “Gambiarra, uma palavra em português que não possui equivalente no inglês, é a arte brasileira de criar coisas a partir do improviso, usando estratégias simples para reparar ou criar o que você precisa com o que você tem”. A palavra ainda foi associada à expressão “life hacks”, que também está ligada ao improviso.

Novelas

03-tv-filme

No Brasil, qualquer disputa esportiva – até mesmo o futebol, que é paixão nacional – precisa acontecer em horários que não são considerados nobres para poder passar na Rede Globo, maior emissora de TV do Brasil. Já estamos acostumados a ver jogos só depois da novela.

No entanto, os americanos estranharam o poder das novelas no Brasil. “No Brasil, um popular programa de TV chamado telenovela é tão importante para os espectadores que até as Olimpíadas, sediadas em casa, precisaram dar um passo para trás no horário nobre”, diz um trecho de um texto publicado pelo jornal The New York Times.

Veja também:   Será que Marte teve sua primeira erupção vulcânica registrada? Entenda

A reportagem explicou a importância que as novelas têm para o Brasil e afirmou que algumas competições consideradas “menos importantes” não chegaram nem a ser transmitidas, para não atrapalharem a programação. O texto chegou a abordar até a concorrência da Globo com outra emissora, a Record.

Barulho

sonhar-com-grito

Vários atletas e diferentes jornais se chocaram com o barulho dos torcedores brasileiros, que se comportam como se estivessem em uma importante partida de futebol o tempo todo.

Uma matéria feita pelo jornal New York Times diz: “enquanto cada esporte possui suas regras de conduta para a torcida, que ditam quando é esperado que ela fique quieta, nada disso se aplica por aqui. Os Jogos do Rio acabaram de começar, mas a exuberância dos espectadores locais já fez atletas e árbitros implorarem por silêncio”.

O jornal ainda dizia que alguns esportes que exigem maior concentração, como tênis de mesa e natação, ganharam urros da torcida, muitas vezes repreendidas até pelos atletas. “Vaias e insultos são comuns nas arenas locais”, diz a agência Reuters, acalmando os esportistas que não conquistaram a simpatia dos brasileiros.

Como se cumprimentar

cumprimento-beijo-rosto

Um dos principais estranhamentos que os estrangeiros vêm tendo no Brasil é a forma de nosso cumprimento. O jeito caloroso dos brasileiros tende a assustá-los, pois não estão acostumados a abraços calorosos e beijos no rosto.

“O melhor do Brasil são os brasileiros” – provavelmente você já escutou isso em alguma rede social. Apesar de todos os problemas em nosso país, o melhor que há por aqui é, mesmo, o povo brasileiro.

Veja também:   As fotos de animais mais curiosas do ano, segundo premiação

Roteiro original feito por Renan Ralts para o canal de YouTube do Acredite Ou Não. Edição por Igor Miranda.



Discussion20 Comentários

  1. Tem um outro costume que eles não notaram…
    Aqui o povo brasileiro vaia.
    O Europeu joga bananas e imita macaco, nós vaiamos.
    Isso o atleta Francês estranhou.
    Talvez, se nós jogássemos alguma coisa e ficássemos imitando algum bicho, como o europeu faz, talvez ele não achasse estranho.

    • Cá em Portugal também fazemos muito barulho com as nossas vitórias. Principalmente com os Franceses… E adoramos trocer por brasileiros tal como vocês têm torcido pelos nossos atletas. Obrigado de coração!!!

    • Aí sim se sentiriam encasa, sou brasileiro E o melhor de nois e sermos nois mesmos somos calorosos felizes mesmo com tanta complicações em nosso país, imaginem se agente tivéssemos uma política correta? Seríamos potência em todos os quisítos que almejamos. …

    • fazemos tudo isso, e somos felizes desta maneira, mas felizmente não jogamos bananas nos jogadores nem imitamos sons de macocos quando eles jogam, sabemos dar bom, boa tarde e sentimos falta dos nossos vizinhos. E tratamos bem os turistas, diferente dos europeus e americanos, mal-educados?? são eles que toma, banho uma vez no mês e olhe lá, não escovam os dentes e tem mau-hálito, razão pela qual as britânicas usam leque, há não raspam o sovaco.
      Nojentos

  2. Nada de errado kkk somos brasileiros, temos q ter nossa identidade. Eles é q são frescos. Vejo pelos famosos, sempre antipaticos com as cameras e fãs brasileiros.

      • Achei esse cara muito metido a merda.. só porque é bom no que faz, mas não é o ´unico bom no que faz.. ele deve ter esquecido isso.. babaca..

    • chamá-los de frescos por não entenderem o seus costumes, seria o mesmo que eles chamarem os brasileiros de estranhos por não entendermos os deles. A chave é o respeito …deixa de ser crítica garota … cada um tem a sua cultura ..esportiva, social e etc

  3. “Somos felizes e receptivos, somos calorosos e sabemos fazer uma festa como ninguém reunidos com amigos familiares independente que seja o “#churrasconalaje” ou uma festa social no “#copacabanapalace” sabemos ter um belo sorriso todos os dias e falarmos Bom dia até mesmo pra quem nem conhecemos….
    “Sabemos viver, e viver bem!”

  4. Não é a gente que tem que se adaptar aos costumes de cada país.Quem vem ao Brasil que trate de se adequar ao povo brasileiro,afinal nós somos os donos da casa.

  5. Concordo plenamente com o leitor acima Valdek Waslan, Se jogássemos bananas e fizéssemos urros imitando animais pejorativamente eles não estranhariam.

  6. Nunca vi ninguem morrer por ser gentil,por ser caloroso …… cada país tem seus costumes suas crenças enfim sua identidade e Brasil é Brasil ..e eu?
    sou brasileira…

  7. outro costume nosso considerado por nós uma obviedade em se tratando de higiene choca muitos estrangeiros, o nosso hábito de tomar banho diariamente (eles não fazem isso, é sério!!)

  8. Todos os paises tem seus costumes, cultura, acho tremenda ignorancia , a pessoa sair de seu pais e achar que nao vai encontrar nada diferente..

  9. Sobre as Novelas, Claro que Muitos Brasileiros assistem essa merda enlatada, já que apenas uma porcentagem pequena da população tem canais pagos, então negócio é assistir isso e pra quem é viciando em novelas é porque não teve coisa melhor pra ver. Sobre o cafezinho muito Brasileiros se ofenderam da crítica do repórter mais no fundo tem uma certa razão, Enquanto em outros países você tem vários tipos de cafés Deliciosos com creme etc isso eu digo lá tem em todo lugar, aqui apenas em algums lugares, então sim é uma droga esse cafezinho simples se comprado com os de outros países, Sobre Vaiar Concordo que tem torcedores na Europa que fazem pior mais isso são grupos Isolados, Vaiar é coisa feia, temos que reconhecer quando alguém mesmo não sido do nosso time nos proporciona um Show. Entre as outras Peculiaridades de nós Brasileiros eu Não achei tão Grave

  10. Muitos estrangeiros que chegam aqui, seja para turismo ou negócios, a princípio acham muito dos nossos costumes estranhos, mas logo se familiarizam e também adotam. O fato é que muitos gringos acabam ficando por aqui e vivem muito bem entre nós, se transformam em “cariocas da gema”.

  11. Pois sou português bem de Lisboa , e não há povo melhor que o brasileiro, simpatia festas amigos ,bem hajam em Portugal, bom ano 2017 para todos

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com