6. Fórmula de Euler para explicar a existência de Deus (Século 18)
O suíço Leonhard Euler (15 de abril de 1707 – 18 de setembro de 1783) foi um matemático pioneiro e físico que fez importantes descobertas em campos diversos como cálculo infinitesimal e a teoria dos grafos. Euler também apresentou grande parte da terminologia matemática moderna e notação, em especial para a análise matemática, tais como a noção de uma função matemática. E ele é conhecido por seu trabalho em mecânica, dinâmica de fluidos, óptica e astronomia. Ele passou a maior parte de sua vida adulta em São Petersburgo, na Rússia e em Berlim, Prússia.
Muito do que se sabe sobre as crenças religiosas de Euler pode ser deduzida a partir de suas cartas para uma princesa alemã e um trabalho anterior, Rettung der Göttlichen Offenbahrung Gegen die Einwürfe der Freygeister (Defesa da Revelação Divina contra as objeções dos Pensadores Livres). Estes trabalhos mostram que Euler era um cristão devoto que acreditava que a Bíblia foi inspirada; esse trabalho, Rettung, era basicamente um argumento para a inspiração divina da escritura.
Existe uma lenda famosa inspirada por argumentos de Euler com os filósofos seculares sobre a religião, que é definida durante a segunda passagem de Euler na academia de St. Petersburg. O filósofo francês Denis Diderot foi visitar a Rússia a convite de Catherine, a Grande. No entanto, a Imperatriz ficou alarmada com a ideia de que os argumentos do filósofo para o ateísmo estavam influenciando os membros de sua corte, de modo que Euler foi convidado para enfrentar o francês. Diderot foi informado de que um matemático tinha produzido uma prova da existência de Deus; ele concordou em ver a prova como foi apresentada no tribunal. Euler apareceu, avançou para Diderot, e num tom de perfeita convicção anunciou o seguinte: “Sir, (a+b^n)/n=x, portanto Deus existe” Diderot, a quem (diz a história) toda a matemática era jargão, ficou abismado com as gargalhadas que irromperam do tribunal. Constrangido, ele pediu para deixar a Rússia, um pedido que foi graciosamente concedido pela Imperatriz. Por mais que o episódio possa ser engraçado, é apócrifo, dado que o próprio Diderot fez uma pesquisa em matemática.
Euler foi destaque na sexta série de notas de 10 francos da Suíça e em numerosos selos postais suíços, alemães e russoss. Em 2002 o asteróide Euler foi nomeado em sua honra. Ele também é comemorado pela Igreja Luterana em seu Calendário de Santos em 24 de Maio, desde que ele era um cristão devoto (e crente na infalibilidade da Bíblia), que escreveu a apologética e argumentou vigorosamente contra os ateus proeminentes de seu tempo. Em 15 de Abril, 2013, 306º aniversário de Euler foi comemorado com um Google Doodle.