8. O cientista que não encontrou divergência entre a ciência e a fé religiosa (2007)
Durante uma entrevista pela CNN, em abril de 2007, em Rockville, Maryland, Francis S. Collins M.D. & Ph.D., diretor do Projeto Genoma Humano, reafirmou que a informação incorporada no DNA prova a existência de Deus.
Como o diretor do Projeto Genoma Humano, ele levou um consórcio de cientistas a ler as 3,1 bilhões de letras do genoma humano. Como um crente, o Dr. Collins vê o DNA – a molécula de informações de todos os seres vivos – como a linguagem de Deus, e da elegância e complexidade dos corpos e o resto da natureza como um reflexo do plano de Deus. No entanto, ele nem sempre tem abraçado essas perspectivas. Quando ele era um estudante de graduação em química física na década de 1970, ele era um ateu, não encontrando razão para postular a existência de qualquer verdade fora da matemática, física e química. Então ele foi para a faculdade de medicina e se deparou com questões de vida e morte nas cabeceiras de seus pacientes. Desafiado por um desses pacientes, que perguntou: “O que você acha, doutor?”, ele começou a procurar por respostas.
Em sua mente, o Dr. Collins admitiu que a ciência, que ele tanto amava, era impotente para responder às seguintes perguntas: “Qual é o sentido da vida”, “Por que estou aqui?”, “Porque é que o trabalho de matemática, de qualquer maneira?” “Se o universo teve um começo, quem o criou?”, “Por que as constantes físicas no universo são tão afinadas para permitir a possibilidade de formas de vida complexas?”, “Por que os seres humanos têm um senso moral?”, “O que acontece depois da morte?”.
Dr. Collins sempre assumiu que a fé foi baseada em argumentos puramente emocionais e irracionais, e foi surpreendido ao descobrir, inicialmente, nos escritos do acadêmico de Oxford, CS Lewis e, posteriormente, de muitas outras fontes, que se pode construir um caso muito forte para a plausibilidade da existência de Deus por motivos puramente racionais.
Na verdade, o Dr. Collins diz que ele não encontrou nenhum conflito aqui. Sim, ele também afirma que a evolução por descendência de um ancestral comum é claramente verdadeira. Ele afirma que, se havia alguma dúvida persistente sobre a evidência do registro fóssil, o estudo do DNA fornece a mais forte prova possível do nosso parentesco com todos os outros seres vivos.
Segundo as palavras do Dr. Collins, ele descobriu que há uma maravilhosa harmonia nas verdades complementares da ciência e da fé. O Deus da Bíblia é também o Deus do genoma. Deus pode ser encontrado na catedral ou no laboratório. Ao investigar a criação majestosa e impressionante de Deus, a ciência pode realmente ser um meio de adoração.