10 fatos tristes sobre o futuro da Terra

9

Fim do mundo, Apocalipse, Armageddon, Ragnarok, chame do que quiser. A gente adora imaginar como vai ser o futuro da terra. De fato, uns até dizem qual vai ser a data. Imagino a quantidade de gente que está frustrada com 2012 até agora. Mas não tenhamos pressa. O mundo VAI acabar. Só vai demorar muito pra isso acontecer.

Acredite ou não, a seguir, 10 fatos tristes sobre o futuro da Terra.

“50 Mil Anos no Futuro: Nova Era do Gelo”

nova era do gelo
Então, vamos dizer que, de alguma forma, a humanidade ainda exista 50 mil anos no futuro. Nós não vamos sobreviver muito mais tempo do que isso. Não importa se há um grupo corajoso de sobreviventes vagando num deserto pós-apocalíptico irradiado no estilo Mad Max, nós vamos nos ferrar no final.

Uma nova Era do Gelo vai começar. A Terra irá voltar pro período glacial, uma era marcada por temperaturas mais frias e pelos avanços das geleiras. Não se incomode em visitar as Cataratas do Niagara ou Foz do Iguaçú, porque vão ser belos abismos de gelo.

“100 Mil Anos no Futuro: Super Vulcões vão Derreter Tudo”

super vulcão
Depois do frio, os cientistas prevêem que, até uns 100 mil anos no futuro, a Terra terá sofrido sua primeira erupção super-vulcânica. Por que super? Bem, essa erupção vai espalhar cerca de 400 km cúbicos de magma. O que é um monte de magma.

Existem tais vulcões nas montanhas da Califórnia, mas já tem uns milhares de anos desde que entraram em erupção pela última vez. Um dia, esses vulcões adormecidos vão voltar à atividade, e suas erupções vão ser piores do que terremotos, tsunamis, tempestades ou inundações. Vão ser de proporções mais próximas a ameaças à vida global, comparando-se a um asteroide em colisão com a Terra.

“500 Mil Anos no Futuro: A Chegada de um Meteorito”

asteroide impacto terra
Veja bem: o maior impacto na história moderna foi no evento de Tunguska, na Rússia, que lançou uma explosão de energia cerca de 1.000 vezes maior do que a da bomba atômica lançada sobre Hiroshima. Esses meteoritos tinham entre 60 a 190 metros de diâmetro. Os cientistas calculam que, em 500 mil anos no futuro, a Terra será atingida por um pedaço de detrito espacial com cerca de 1 km de diâmetro.

Veja também:   Terremoto no oceano Atlântico pode causar tsunami no Brasil?

Como com certeza não estaremos aqui – e se estivermos e não tivermos recursos pra lidar com isso – a Terra será atingida por algo que liberará tanta força quanto 1 milhão das bombas lançadas sobre Hiroshima.

“2 Milhões de Anos no Futuro: o Grand Canyon vai se Desgastar”

grand canyon
Caso o Grand Canyon sobreviva mais dois milhões de anos, ele já estará todo corroído de qualquer forma. Isso é o equivalente a falecer por causas naturais, depois de ter todo o tipo de câncer simultaneamente. Por exemplo, o Grand Canyon foi praticamente criado pela ação erosiva da água que flui pra dentro do rio Colorado, então o aumento dos níveis de neve e gelo vão quebra-lo completamente. O mesmo destino terá acontecido com a Cratera do Arizona e as Badlands rochosas do deserto de Dakota do Sul – caso tudo já não tenha sido varrido pelo magma, obviamente.

“10 Milhões de Anos no Futuro: África Oriental Inundada”

E o que mais o Universo reserva para o futuro da Terra e o que ele pode fazer com o nosso pobre e maltratado planeta? Bem, as placas tectônicas do Leste Africano terão continuado a estender esse tempo todo – presumindo que não congelem -, como a expansão e colapso do Grand Canyon numa escala ainda mais épica. As duas placas, a placa da Somália e a placa da Núbia, acabarão por rasgar completamente, fazendo com que uma nova bacia oceânica divida o continente africano. Então, sim, como se tudo isso não bastasse, agora a Terra estará literalmente rasgando-se à parte, criando novos continentes e oceanos.

“80 Milhões de Anos no Futuro: o Havaí será Engolido”

tsunami hawai
Os continentes já foram um único bloco chamado Pangeia, a 300 milhões de anos atrás. Nós não veremos outra Pangeia em breve, mas cerca de 80 milhões de anos em nosso futuro, a África já terá se dividido e formado um novo oceano. E o Hawaii vai afundar e sumir do mapa.

A costa da Califórnia será tomada pelo oceano graças à falha de San Andreas. A África terá continuado a navegar até bater na Europa e na Ásia, fechando a bacia mediterrânea e criando uma cadeia de montanhas semelhante ao Himalaia. O que é bom, pois já vamos ter perdido as Montanhas Rochosas canadenses e as Montanhas Apalaches na mesma erosão que levou o Grand Canyon. A boa notícia é que a Terra já terá naturalmente reabastecido suas reservas de combustíveis fósseis! Nós só não estaremos aqui pra explorá-las.

Veja também:   Adamantium existe? O metal do esqueleto do Wolverine seria viável?

“500 Milhões de Anos no Futuro: Camada de Ozônio Destruída, Extinção em Massa”

terra camada ozonio
A vida renascerá num mundo caótico pois ela sempre triunfá, não? Sempre, até a Camada de Ozônio se dissipar depois de tanto aquecimento global, meteoros, cinzas vulcânicas e da degradação geral experimentada ao longo do tempo. É quando tudo realmente vai pra panela.

Nesse momento, a Nova Pangeia já estará formada e a Lua estará longe o suficiente da Terra para que as eclipses solares sejam impossíveis. Não que isso tudo importe, porque em 500 milhões de anos, uma explosão de raios gama devido a uma supernova massiva ocorrerá perto o suficiente da Terra pra afetar a Camada de Ozônio e desencadear uma extinção em massa.

“800 Milhões de Anos no Futuro: o Restante da Vida Morre”

deserto terra
Mesmo que algum tipo de vida tenha se adaptado a falta da camada de Ozonio, se manter com os absurdos níveis de dióxido de carbono será impossível pois isso impedirá qualquer fotossíntese.

Graças aos vulcões e à falta de Ozônio, os níveis de dióxido de carbono flutuarão descontroladamente e vazarão pra fora da Terra. Se você lembrar de suas aulas de Ciências do ensino fundamental, você saberá que o dióxido de carbono é uma parte importante na vida das plantas, bem como uma parte essencial de nossa atmosfera. Seu desaparecimento não só se opõe à existência daquelas poucas plantas remanescentes, mas também significa que o oxigênio e o ozônio também desaparecerão por completo da atmosfera, matando toda a vida multicelular, deixando apenas os organismos unicelulares.

“2,3 Bilhões de Anos no Futuro: Núcleo da Terra Congela”

terra congelada
Supõe-se que esse será o golpe de misericórdia.

Veja também:   Sol vermelho e céu cinzento chamam a atenção em todo o Brasil

Daqui a 2 bilhões e 300 milhòes de anos, não haverá vida no planeta, tudo será devastado e corroído e coberto de magma e crateras e radiação. Pra piorar a situação o núcleo externo da Terra irá congelar, fazendo com que o campo magnético do planeta se encerre e dissipando os últimos resquícios da atmosfera. Mas isso não acontecerá antes do Sol ter aumentado ao ponto de que a maior parte da água que cobre a Terra tenha se evaporado. Imagine que inferno.

“7,59 Bilhões de Anos no Futuro: O Sol Terminará o Serviço”

sol engolindo e queimando a terra
O Sol será, essencialmente, será o supervilão que acabará por ser responsável por sua morte. É uma cruel e trágica ironia que ele vá queimar o que permitiu existir. Então aqui está, chegamos à cortina final.

Em quase 8 bilhões de anos, a maior parte da vida no planeta terá sido apagada pelas temperaturas crescentes do Sol. Neste ponto, até mesmo os organismos unicelulares terão morrido e os pólos da Terra terão atingindo uma temperatura média de 147 °C. O congelamento do núcleo do planeta terá causado um desequilíbrio total na nossa física e o aumento da distância da Lua vai fazer a inclinação da Terra caótica e extrema. Essencialmente, a Terra se transformará num gigante pião morto, boiando descontroladamente através do cosmos.

O planeta não se parecerá qualquer coisa que conhecemos hoje, com as condições na superfície parecendo com as de Vênus de hoje. Você já foi a Vênus? É claro que não. Você morreria. Então, quando tudo parecer perdido, o Sol vai chegar ao auge de sua fase de gigante vermelha, 256 vezes maior do que é hoje, engolindo a Terra completamente.

Mas não tenha medo! Todos já estaremos mortos há muito – muito – tempo ou, como você preferir, a raça humana já terá encontrado novos lugares no cosmos para continuar a viver.

E é isso, chegamos ao final do video e a Terra continua linda para se viver. Para comemorar, deixe o seu like para nos ajudar e se inscreva no canal para acompanhar nossos videos e ficar, sempre por dentro dos mistérios e curiosidades do mundo. Até o próximo video. Espero te ver lá.

Discussion9 Comentários

  1. Não é necessário multalo e nem prender ninguém, o homem com suas próprias mãos está cavando seus próprios abismos, mas ainda há tempo de reverter pelo menos uma pequena parte do que foram destruído nestas devastação irresponsável!!

  2. (“Não generalizando”) Acredito que todas as catástrofes e sofrimentos em massa que vem acontecendo, é uma forma de mostrar aos que vivem neste mundo, que todos têm a responsabilidade, o dever e a obrigação de cuidar do seu patrimônio e não destruir e postergar. Cidadãos educados, disciplinados, equilibrados e conscientes ao invés de reclamar, depredar, usar a violência se revoltar e apontar erros alheios, deveriam fazer uma reflexão do que realmente estão fazendo para contribuir com sementes produtivas e positivas, para que consigamos ter uma vida presente e futura bem melhor do que estamos vivenciando no momento.

  3. Manoel Onofre de Sena

    Bem, depois de toda essa previsão, existem só perguntas que na minha parca visão, não existe resposta: qual o tamanho do universo, – até onde vai o tempo, 2 bilhões, 2 elevado a centésima potencia de anos, – do que somos feitos, bem como tudo o que existe, de onde veio? como foi formado? – qual a menor parte da matéria dá pra dividi-la ao meio? – de onde veio a energia e a matéria para o big-bang? Ô dúvida cruel!!!!

  4. Parece que todos tem uma chance por aqui, e ninguém aprendeu. Os humanos tem a consciência mas a sua ganância vai destruir tudo. Depois de alguns trilhões de anos tudo vai recomeçar e novas espécies teram sua chance mas vão falhar ou evoluir e conseguir. Mas eu acho que irá falhar pois isso é um loop infinito e ninguém vive o bastante para entende-lo

    • Amigo, este mundo(Universo todo) foi feito para ser destruído, nosso criador fez esse mundo transitório para servir de exame simulado na prova de seleção para escolher aqueles que quiserem ser seus filhos! Após o termino da prova de seleção este mundo não terá mais utilidade para o criador, será descartado como uma veste velha!

      E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

      Apocalipse 21:1
      E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

      Apocalipse 21:5

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com