15 condições estranhas que podem danificar os seus olhos

0

Se você possui a sensação de que sempre parece estar com os cílios entrando em seus olhos, é melhor procurar um oftalmologista. Pode parecer algo bobo, mas é um sinal de que você pode ter alguns problemas oculares, que podem ser causados pela luz solar ou problemas em seu sistema imune. Em alguns casos, você pode até mesmo perder a visão.

Confira abaixo 15 condições estranhas que podem danificar os seus olhos:

1) Cílios que crescem na direção oposta

olhos1

Especialmente para as mulheres, ter cílios longos parece algo fabuloso, mas isso pode ser um problema caso eles cresçam na direção errada. A triquíase é um abnormalidade que faz os cílios crescerem na direção dos olhos, o que pode causar irritação severa, pois eles podem arranhar as córneas.

Se o problema for apenas um ou dois cílios, eles são fáceis de serem removidos. Agora, se forem vários, é necessário fazer uma cirurgia e removê-los permanentemente.

2) Pálpebras inflamadas

A inflamação das pálpebras, ou blefarite, ocorre após a produção excessiva de uma camada lipídica (uma espécie de óleo), que é gerada por uma glândula encontra nas próprias pálpebras. Quando isso acontece, seus olhos ficam vermelhos e irritados, e causa sintomas como queimação, coceira e piscadas excessivas. Ainda não se sabe as causas exatas dessa condição, mas ela é associada com alergias, mau funcionamento da glândula nas pálpebras e ácaros e piolhos que ficam nos cílios.

  Estudo afirma que o ar poluído pode impactar taxas de fertilidade

Infelizmente, a blefarite é crônica, não possui cura e seu tratamento é um pouco complicado.

3) Visão Dupla

olhos2

A visão dupla, conhecida como diplopia, faz seu portador enxergar duas imagens ao invés de uma. Traumas na região da cabeça e catarata, por exemplo, podem causar a diplopia, e seu tratamento depende da causa. Em alguns casos, lentes de contato ou óculos podem ajudar a aliviar os sintomas. Cirurgias e terapias também podem ser utilizados para tratar o problema.

4) Câncer nos olhos

Esse tipo de câncer, conhecido como retinoblastoma, ocorre em crianças e está presente no nascimento ou se desenvolve durante a infância. De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, o retinoblastoma começa na retina, que é a parte de nossos olhos que processa a luz e se comunica com o nervo ótico.

Durante a gestação, as células que formam a retina podem não parar de se dividir, e acabam se tornando um tumor em um ou nos dois olhos. Ele pode ser tratado antes de se espalhar para outras partes do corpo, e radio e quimioterapia são as formas mais comuns de tratamento.

5) Tracoma

olhos3

A triquíase, em alguns casos, pode ser causada pela Tracoma, uma infecção bacteriana severa. E de acordo com a Organização Mundial da Saúde, essa é uma condição que é a número 1 na lista de cegueiras causadas pela infecção.

O tracoma começa com sintomas mais leves, como coceira e irritação, que podem piorar aos poucos, como pálpebras inchadas, formação de pus e até mesmo já causar cegueira. Má higiene e péssimas condições sanitárias são fatores de risco, então esse é um problema mais comum em países pobres.

  Os 10 terremotos mais mortais da história

Cirurgia e antibióticos podem ajudar no tratamento, mas qualquer cegueira causada pela infecção é irreversível.

6) Herpes Ocular

Sim, a herpes também pode afetar seus olhos. A doença se manifesta após o vírus da herpes ficar incubado nos nervos da face por anos. Ela pode afetar qualquer parte do olho, incluindo as pálpebras, e também pode causar vermelhidão e sensibilidade a luz.

A herpes ocular pode sumir com a ajuda de alguns antivirais e medicamentos orais. O vírus é contagioso, mas é improvável que alguém contraia a doença por tocar nos olhos de outra pessoa.

7) Úlcera de córnea

olhos4

Sim, a úlcera, normalmente associada com o estômago, também pode surgir em seus olhos. Ela é uma pequena ferida que surge na parte que protege sua íris e sua pupila. Infecções e olhos muito secos podem causar as úlceras, que são bastante dolorosas.

Ela também surgir mesmo sem seu sintoma aparente, que é uma mancha branca na região da córnea. Se você sente muita dor, vermelhidão, visão embaçada e sensibilidade luz, além da sensação de que há algo preso nos olhos, você pode ser vítima do problema.

8) Hifema

O hifema é o acúmulo de sangue no espaço que fica entra a córnea e a íris, o que pode obstruir sua visão de maneira parcial ou completa, e pode causar problemas permanentes em sua vista, se não for tratado corretamente.

  Cientistas descobrem evidências de universos paralelos

O sintoma mais óbvio é o acúmulo de sangue nos seus olhos, mas se o hifema for muito pequeno, você também pode sentir dores e visão embaçada, mesmo sem ver qualquer tipo de anormalidade.

Existem alguns tratamentos, que dependem das circunstâncias. Em alguns casos, o hifema desaparece por conta própria.

9) Hipertensão Ocular

olhos5

O fluido que fica na frente do olho, se não for drenado corretamente, pode acabar se acumulando, o que causa a chamada hipertensão ocular, ou alta pressão nos olhos. Assim como a pressão sanguínea, a hipertensão ocular não possui sintomas muito claros, você pode ter e sequer saber disso.

Se ela não for tratada corretamente, pode causar lesões em seu nervo ótico e afetar sua visão. Por isso que é importante fazer visitas ao oftalmologista regularmente, e garantir que você não irá desenvolver problemas mais sérios, como glaucoma, por exemplo.

Pessoas míopes, diabéticas ou com histórico familiar de hipertensão ocular são as mais propensas a desenvolver o problema.

10) Ceratite por acanthamoeba

A ceratite por acanthamoeba é uma infecção causada por um protozoário, que costuma viver na água doce e na terra úmida. E essa infecção ocorre, geralmente, quando a pessoa não limpa, de maneira adequada, as lentes de contato. Portanto, manter uma higiene adequada das lentes é essencial para evitar que isso aconteça

11) Nistagmo

olhos7

Os músculos de seus olhos, obviamente, são os responsáveis por fazer você olhar pra cima, pra baixo e pros lados, e você faz isso de maneira voluntária. Já nos casos de nistagmo, seus olhos tremem mexem de um lado pro outro. Ele pode ocorrer em adultos e crianças, e é uma consequência de problemas como câncer, traumas nos olhos e certos medicamentos.

  6 leis, regras e regulamentos para o contato extraterrestre

12) AVC nos olhos

As veias sanguíneas estão presentes em todas as partes do corpo, e também levam sangue para as retinas. Se existir algum tipo de bloqueio, é possível que ocorra uma espécie de AVC nos olhos. Ver manchas, sentir pressão nos olhos, dores e visão embaçada são alguns dos sintomas, que podem aumentar com o passar do dia ou surgir de repente. Mas pode ficar calmo, pois existem tratamentos.

13) Ceratocone

olhos8

A nossa córnea possui um formato de redoma, mas quem sofre de Ceratone a possui em um formato que se assemelha com um cone, o que pode causar visão embaçada. Os sintomas podem se estabilizar com o tempo, mas em casos mais severos, um transplante de córnea é necessário. Pessoas que sofrem com alergias, e alguns portadores da Síndrome de Down, são mais propensas a desenvolver o Ceratone.

14) Síndrome de Sjogren

A Síndrome de Sjogren é uma doença autoimune, que faz seu portador sentir uma grande secura nos olhos e na boca. E os seus sintomas podem se expandir para os olhos, que pode causar uma sensação de queimação e de que há grãos de areia dentro deles. Sem tratamento, eles podem se expandir para visão embaçada, sensibilidade a luz e úlcera de córnea.

15) Pinguécula

olhos9

Se você observar uma espécie de “larva” em seu olho, não se preocupe, pois trata-se de uma pinguécula, uma espécie de degeneração da conjuntiva do olho, e ela é muito comum. Ela pode ser tratada com um simples colírio, que deve ser prescrito por um médico. Utilizar óculos de sol é uma ótima forma de evitar o aparecimento da pinguécula.

  A humanidade, como conhecemos, pode terminar em 2045, diz chefe de engenharia do Google
Fonte: CheatSheet

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com