8 esportes perigosos praticados

0

Praticar esportes é um hábito saudável que deveria ser aderido por todos. Contudo, alguns esportes perigosos requerem maior atenção, haja vista que sua prática, quase sempre em contato com a natureza, já custou a vida de muitas pessoas.

Fizemos uma lista com alguns dos esportes perigosos praticados pelo mundo. Confira:

1 – Base Jumping

base-jumping

Este esporte consiste em se jogar de um prédio, precipício, ponte, antena e entre outros lugares altos e fixos utilizando apenas um paraquedas.

No base jumping não pode haver erros e, por apresentar muitos riscos, este esporte é proibido em alguns países.

O principal risco é o paraquedas não abrir na hora certa ou o paraquedista colidir com uma estrutura. Motivos suficientes que fazem deste um dos esportes mais perigoso do mundo.

2 – Wing Walking

wing-walking

Este esporte consiste em andar e fazer acrobacias sobre as assas de um avião em movimento.

Para aumentar ainda mais o risco, o avião faz várias manobras enquanto o “wing walker” – como é chamado o praticante desse esporte – caminha pela extensão da asa.

Este esporte foi criado na década de 1920 e hoje procura zelar pela segurança de seus praticantes incentivando o uso de equipamentos específicos para a prática.

Apesar das mudanças, o esporte continua sendo muito perigoso, tanto que só possui 20 equipes de praticantes no mundo todo, sendo uma delas brasileira.

3 – Rafting

rafting

Esse esporte consiste em descer corredeiras em um bote. Geralmente é praticado em equipes.

Veja também:   Conheça o homem se alimenta exclusivamente de carne crua; saiba o motivo

Por atingir grandes velocidades, o risco dessa prática é o choque em rochas ou árvores, que podem causar fraturas graves.

Há também o risco de algum praticante cair do bote ou de haver um erro na rota e o bote se ver a mercê da queda de uma grande cachoeira.

4 – Heli-Skiing

heli-skiing

Este esporte faz com o esqui se torne ainda mais perigoso, pois os praticantes são levados de helicóptero até o topo de montanhas que não são sinalizadas e nem possuem pistas para esquiar.

O risco de avalanche é constante. É como se fosse um rali na neve, mas os desafios devem ser vencidos com um esqui.

5 – Scuba Diving

scuba-diving

Esta modalidade consiste em mergulho em águas profundas com cilindro.

A primeira vista, pode não parecer que seja muito perigoso, mas enquanto mergulha, o praticante pode se deparar com animais marinhos mortais, como o tubarão.

Além disso, há perigos relacionados à pressão que a água exerce sobre o corpo, que em alta profundidade se torna elevada, causando alterações significativas no corpo, como a diminuição do volume interno dos pulmões.

Para evitar que haja efeitos da descompressão rápida, o mergulhador deve voltar à superfície lentamente e fazendo paradas periódicas.

6 – Mergulho em cavernas submersas

mergulho-cavernas-submersas

O mergulho em cavernas submersas é considerado um dos esportes perigosos devido a escuridão e ao sistema de labirintos, que pode fazer com que o mergulhador se perca e não consiga voltar a tempo para a superfície.

Outro perigo presente nesta prática é que o ambiente de caverna possui uma taxa muito baixa de oxigênio e as bactérias do meio produzem sulfeto de hidrogênio em grande quantidade, formando uma nuvem tóxica.

Veja também:   O sujo e o mal lavado: como são os hábitos de higiene pelo mundo

Apesar do uso de uma corda guia, deslizamentos de pedras podem levantar nuvens terra e causar a desorientação do mergulhador.

7 – Alpinismo

alpinismo

É uma atividade que consiste em escalar altas montanhas. Equipamento profissional, muito treinamento e bom preparo físico são necessários para encarar a escalada.

Os perigos do alpinismo estão relacionados aos acidentes que podem ocorrer pelo caminho no que diz respeito aos obstáculos do terreno e/ou mudanças repentinas de condições climáticas.

Outro perigo está relacionado com os efeitos da altitude, que devido à falta de oxigênio, pode evoluir para edema pulmonar e edema cerebral, que são fatais

Esses fatores fazem do alpinismo um dos esportes perigosos praticados no mundo.

8 – Big Wave Surf

big-wave-surf

O surf em ondas extremamente grandes é uma prática que possui muitos adeptos, inclusive brasileiros.

Este esporte exige muita preparação, técnica, coragem e conhecimento do mar.

Acidentes podem ser fatais, se o surfista for puxado para baixo pela corrente, se bater em corais e rochas ou se cair da prancha e for atingido por ela.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com