Em busca de resposta sobre a própria existência, bilhões de pessoas em todo o mundo recorrem às religiões e seus líderes.
Muitas são as doutrinas religiosas espalhadas pelo mundo e cada uma delas tem os seus próprios princípios e regras, podendo variar sua abordagem de acordo com o país ou cultura em que se estabelecem.
No Brasil, católicos e protestantes são os que compõem a maior parte da massa religiosa do país. No entanto, em países do oriente médio os cristão estão longe de ser a maioria.
Confira a seguir as 5 religiões com o maior número de seguidores:
5° – Xintoísmo – 120 milhões de seguidores
O Xintoísmo é uma antiga religião politeísta japonesa, cujas suas crenças se baseiam na adoração de divindades que representam as forças da natureza. Nela se incorporam práticas espirituais locais e regionais passadas entre gerações.
Uma característica que marca essa doutrina é a ausência de escrituras sagradas ou dogmas. Apesar disso, o modo como essa prática influencia o comportamento dos seus praticantes, faz com que ela seja considerada uma religião.
4° – Budismo – 376 milhões de seguidores
O Budismo é um doutrina de origem indiana que se baseia nos ensinamentos do Buda Siddharta Gutama (600 a.C). Ela tem como preceito o fim do sofrimento, ajudando seus seguidores a atingirem o estado de libertação chamado de “Nirvana”, para dessa forma romperem o ciclo de renascimento e morte.
É uma das maiores religiões do mundo, tendo a maioria de seus adeptos concentrados em países do sudeste asiático, como Laos, Birmânia, Camboja e Tailândia. No Japão é a segunda maior religião.
3° – Hinduísmo – 900 milhões de seguidores
O Hinduísmo tem seus fundamentos baseados nos textos Vedas, abrangendo seitas e variações monoteístas e politeístas.
Esta crença ostentava o maior monumento religioso do mundo, o Angkor Wat, localizado no Camboja. Entretanto, o templo foi convertido em um mosteiro budista.
Mesmo representando 80% da população da Índia e do Nepal, os praticantes hindus compõem apenas a terceira maior religião do mundo.
2° – Islamismo – 1,6 bilhões de seguidores
O Islamismo é a segunda entre as religiões com o maior número de seguidores. Trata-se de uma mistura de crença monoteísta e síntese entre fé religiosa e organização sociopolítica. É composta quase que integralmente de muçulmanos.
Seu fundador foi o profeta Maomé (571-632), o qual moldou sua doutrina no livro sagrado conhecido como Alcorão. Hoje esse livro é um símbolo da fé muçulmana.
Estima-se que daqui há duas décadas, o número de seguidores do islã representarão mais de um quarto da população mundial.
1° – Cristianismo – 2,2 bilhões de seguidores
O Cristianismo é uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. Sua base de doutrina é a Bíblia Sagrada, livro que está dividido entre Antigo Testamento e Novo Testamento.
Mesmo com a perda de seguidores, em especial na Europa, esta crença ainda se mantém como a maior e mais popular. Esta doutrina é dividia entre católicos e protestantes.
A fé cristã prega o amor ao próximo e o perdão, além de seguir os Dez Mandamentos, que teriam sidos escritos por Deus e entregues aos cuidados de Moisés.