Marte é o quarto planeta a contar a partir do Sol e o segundo menor planeta do Sistema Solar. Sendo descrito muitas vezes como o “Planeta Vermelho”, o seu nome foi dado em homenagem ao deus romano da guerra de mesmo nome, Marte. Confira algumas curiosidades sobre Marte, ou Planeta Vermelho.
Confira 24 interessantes curiosidades sobre Marte
- Em homenagem ao planeta
- O mês de março teve o seu nome após Marte.
- O símbolo masculino
- O símbolo de Marte parece um escudo e uma lança do deus da guerra Marte/Ares. É também o símbolo do sexo masculino.
- A estrela Marte
- Os gregos antigos pensavam que a Terra era o centro do universo e que Marte era uma das cinco estrelas viajando que giravam em torno dele.
- O “viajante atrasado”
- Os egípcios chamavam Marte de “o viajante atrasado” porque o planeta parecia se mover para trás através do zodíaco a cada 25,7 meses.
- O planeta enferrujado
- A cor vermelha de Marte é devido ao óxido de ferro, também conhecido como ferrugem, e tem a consistência do pó de talco. Literalmente, as rochas metálicas em Marte estão enferrujando.
- Os vários nomes de Marte
- Os egípcios deram a Marte seu primeiro nome gravado: Har dècher (“O vermelho”). Os babilônios o chamavam de Nergal (“Estrela da morte”). Os gregos e romanos nomearam o planeta depois de seus respectivos deuses da guerra, Ares e Marte. Os hebreus chamavam-lhe de Ma’adim, ou “Aquele que cora”. Muitos povos antigos acreditavam que a cor avermelhada veio do sangue real no planeta.
- A fina atmosfera
- A atmosfera (principalmente composta de dióxido de carbono) em Marte é tão fina que a água não pode existir em forma líquida – ela pode existir apenas como vapor ou gelo. A água líquida é considerada por muitos cientistas como o “Santo Graal” de Marte.
- Planeta com baixa pressão
- Nenhum ser humano poderia sobreviver à baixa pressão de Marte. Se você fosse para Marte sem um terno espacial apropriado, o oxigênio em seu sangue literalmente se transformaria em bolhas, causando a morte imediata.
- Não possui camada de ozônio
- Marte não tem uma camada de ozônio; portanto, a superfície do planeta é banhada em uma dose letal de radiação cada vez que o Sol nasce.
- O “Triângulo das Bermudas” marciano
- Apenas 1/3 das naves espaciais enviadas a Marte foram bem sucedidas, levando alguns cientistas a se perguntarem se há um “Triângulo das Bermudas” marciano ou um “Grande Canibal Galáctico” que goste de comer espaçonaves.
- O famoso rosto humano em Marte
- Em 1976, a Viking I fotografou uma plataforma em cima de uma região montanhosa em Marte que tinha a aparência de um rosto humano. Apesar de o Mars Global Surveyor (1997-2006) ter revelado que o “Rosto” fosse provavelmente uma ilusão de ótica, os crentes acusaram a NASA de “privar” os dados da nova imagem antes de ser divulgada ao público.
- “Labirinto da noite”
- Marte contém o maior labirinto de cânions que se cruzam no Sistema Solar chamado de Noctis Labyrinthus (“labirinto da noite”).
- A mais longa fenda do Sistema Solar
- Marte tem um cânion enorme chamado de Valles Marineris (Mariner Valley), que possui surpreendentes 4.000 quilômetros de comprimento e cerca de 6 quilômetros de profundidade. Este gigantesco desfiladeiro foi provavelmente formado pela “rachadura” tectônica da crosta de Marte e é a mais longa fenda conhecida no Sistema Solar.
- Explicação de Copérnico
- Durante a Renascença, Marte desempenhou um papel central em uma das mais importantes e mais ferozes batalhas intelectuais na história da civilização ocidental: se a Terra é o centro do universo. Nicolau Copérnico (1473-1543) explicou coerentemente que Marte parecia se mover para trás através do céu porque a Terra ultrapassa o planeta em sua órbita em torno do Sol.
- Algumas características interessantes
- Marte foi formado há cerca de 4,5 bilhões de anos e tem aproximadamente 6.400 quilômetros de largura (metade do diâmetro da Terra). Devido à superfície da Terra ser coberta por oceanos, a quantidade de superfície terrestre dos dois planetas é quase igual. Marte também é muito mais leve do que a Terra, com apenas 1/10 de sua massa total. É o quarto planeta do Sistema Solar e o último planeta terrestre (rochoso) (os planetas exteriores são todos gasosos).
- Local na Terra parecido, só que não
- O ambiente terrestre que mais se assemelha às condições atuais de Marte é o dos desertos antárticos. No entanto, mesmo os ambientes mais hostis na Terra são muito mais adequados para a vida do que a superfície de Marte.
- Sem placas tectônicas
- A crosta de Marte é mais espessa do que a da Terra e é composta por apenas um pedaço, ao contrário da crosta terrestre que consiste em várias placas em movimento.
- Características semelhantes
- Embora seja muito mais frio em Marte do que na Terra, a inclinação semelhante dos eixos dos dois planetas significa que eles têm estações semelhantes. Além disso, um dia em Marte é de 24 horas e 37 minutos – quase o mesmo que o da Terra. Nenhum outro planeta compartilha características semelhantes com a Terra.
- 2 anos aqui, 1 ano lá
- As estações de Marte são duas vezes mais longas do que as da Terra, porque leva 687 dias para o planeta orbitar em torno do Sol, duas vezes mais longo do que a jornada terrestre de 365 dias.
- Violentas tempestades de areia
- Marte tem as maiores e mais violentas tempestades de poeira em todo o nosso Sistema Solar. Essas tempestades frequentemente têm ventos superando os 200 km/h, podem durar semanas e, como ocorre na maioria das vezes, cobrem todo o planeta. Geralmente ocorrem quando Marte está mais próximo do Sol.
- Sem lua para estabilizá-lo
- Sem uma grande lua como a da Terra para estabilizá-lo, Marte inclina-se periodicamente muito mais para o Sol, criando verões mais quentes no planeta do que se tivesse um satélite comparado ao do planeta Terra.
- O lar da vasta Hellas
- Marte é o lar de Hellas, uma planície vasta e sem características que cobre cerca de 2.100 quilômetros (o tamanho do Mar do Caribe). Ela foi criada por asteroides que caíram na superfície do planeta há quase quatro bilhões de anos.
- Ar congelante
- Durante um inverno de Marte, quase 20% do ar congela.
- Fobos e Deimos
- A lua de Marte, Fobos (“medo”), sobe no oeste e se põe no leste – duas vezes por dia. Deimos (“pânico”), por outro lado, leva 2,7 dias para subir no leste e descer no oeste. As luas são nomeadas após os deuses gêmeos que acompanharam Ares (ou Marte) na batalha.
DEIXE UM COMENTÁRIO