Você, com certeza, já ouviu falar sobre isso e provavelmente até já repetiu por aí também: dizem que um sanduíche do McDonald’s nunca estraga, não importa quanto tempo passar.
Essa lenda urbana circunda a internet e a vida real há muito tempo. O fato é que ninguém nunca vai poder saber a verdade, afinal quem iria testar uma coisa dessas, certo?
Errado!
Hjörtur Smárason é um homem islandês que guarda um sanduíche comprado no McDonald’s há 8 anos. Talvez você até já tenha ouvido falar nele, afinal ele transmite o sanduba ao vivo pela internet todo esse tempo!
Sempre assunto na mídia, o lanche do islandês até hoje continua inteirinho e nunca nem mofou.
McDonald’s responde
A rede de fast food, até então, nunca tinha se manifestado sobre esse assunto. Sempre que era questionado, o McDonald’s tinha uma resposta padrão: ‘isso é apenas uma lenda urbana, nossos lanches estragam’.
Pelo visto eles se cansaram do silêncio e decidiram mudar de resposta, quando foram questionados por uma cliente canadense. Apelando para a ciência, a marca buscou a opinião de Keith Warriner, diretor do Departamento de Ciências Alimentícias e Controle de Qualidade da Universidade de Guelphs, no Canadá.
Agora, a gigante alimentícia se defende dizendo que seus sanduíches estragam “em certas condições”. Warriner explicou que a principal causa da conservação de um hambúrguer seria a umidade (ou a falta dela, no caso).
“Essencialmente, micróbios que causam a decomposição são como nós. Eles precisam de água, nutrientes, calor e tempo pra crescer. Se você tirar um desses elementos, eles não podem crescer ou estragar a comida. No caso do lanche do McDonald’s, o disco do hambúrguer perde água na forma de vapor durante o preparo. Tostar o pão reduz a umidade das fatias. Isso significa que, depois da preparação, o hambúrguer está completamente seco”.
Mais uma variável seria, ainda, o local em que o sanduíche islandês é armazenado: “Quando colocado em uma sala, há ainda mais perda de água, já que a umidade da maioria das construções gira em torno de 40%. Então com a falta de água ou umidade, o hambúrguer simplesmente seca, ao invés de se decompor”.
O cientista ainda dá um pequeno tutorial para quem quiser estragar um lanche do McDonald’s. A única coisa que precisa ser feita é adicionar água à equação. “Dá pra fazer isso embrulhando o lanche com papel filme, impedindo que a umidade escape, ou guardando ele em um lugar com alta umidade, como um banheiro”.