Cientistas descobrem misterioso rabo magnético em Marte

0

A NASA descobriu um misterioso e distorcido “rabo” magnético que fica atrás de Marte enquanto orbita o Sol, que é consequência dos efeitos causados pelos ventos solares. Tal fato pode ajudar a explicar como que a atmosfera do planeta escapa para o espaço.

A descoberta foi feita pela sonda espacial MAVEN, que orbita o planeta vermelho desde 2014. Seus instrumentos mostraram como que o campo magnético de Marte se comporta de maneira muito distinta com o que está presente na Terra.

“Descobrimos que o rabo magnético de Marte é único no sistema solar. Não é como o rabo descoberto em Vênus, um planeta que não tem campo magnético próprio, e também não é igual à Terra, que é cercada de seu próprio campo magnético, gerado internamente. Na verdade, é um híbrido entre os dois”, explicou Gina DiBraccio, que faz parte da equipe responsável pela descoberta.

Os ventos solares, que emitem particulares provenientes da coroa solar, são a provável causa do desaparecimento de boa parte da atmosfera marciana há bilhões de anos atrás. Agora, o fenômeno também é responsável por causar esse misterioso efeito de rabo, a partir de uma combinação com as regiões de Marte que ainda possuem magnetismo.

Se os ventos solares, que possuem seu próprio campo magnético, atingirem uma região de Marte que possui uma orientação na direção oposta, pode causar um efeito chamado de reconexão magnética, que é a provável causa do surgimento de rabo.

“Nosso modelo previu que a reconexão magnética faz com que o rabo magnético tenha uma torção de 45 graus no que é esperado, baseado na direção do campo magnético carregado pelo vento solar”, explicou DiBraccio.

Essa reconexão magnética é o que pode estar fazendo a já fraca atmosfera de Marte estar escapando pelo espaço, já que íons, carregados eletricamente, no topo da atmosfera respondem ao campo magnético criado pelo rabo.

Esse fenômeno é o que dá, essencialmente, às partículas um caminho para deixarem o planeta, utilizando a energia criada pela reconexão magnética.

Agora, os pesquisadores querem examinar os dados coletados pela MAVEN para confirmar se essas reconexões magnéticas realmente contribuem para a perda atmosférica e em qual extensão.

Essa é uma informação vital para a humanidade poder, um dia, criar uma base em Marte nas próximas décadas, já que a fraca atmosfera do local é um grande problema.

“Marte é realmente complicado, mas interessante ao mesmo tempo”, disse DiBraccio.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com