Coreia do Norte faz novo lançamento de míssil balístico

0

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico. A primeira a noticiar o lançamento foi a agência de notícias Yonhap. O projétil foi lançado na direção leste e caiu no Mar do Japão, segundo porta-voz do Pentágono.

A Guarda Costeira do Japão afirmou que o projétil de Pyongyang poderia atingir a Zona Econômica Exclusiva japonesa. O Pentágono acredita se tratar de um míssil balístico intercontinental, mas ponderou que a ação de Pyongyang não representa ameaça aos territórios norte-americanos – como a ilha de Guam, no Pacífico – ou aos aliados dos Estados Unidos.

Na segunda-feira (27), a rede TV japonesa TBS afirmou que o governo do Japão já estava se preparando para a possibilidade de um míssil ser lançado nos próximos dias pelo regime de Kim Jong-un. O último projétil lançado pela Coreia do Norte foi em 15 de setembro, que sobrevoou o território japonês antes de cair no Oceano Pacífico.

Nesta terça-feira (28), o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, disse que Pyongyang pode anunciar a conclusão de seus programas de armas nucleares no próximo ano, já que OA norte-coreanos trabalharam no arsenal nuclear em um ritmo mais acelerado.

Resposta dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que seu país “vai tomar conta disso”, ao ser questionado sobre o mais recente lançamento de um míssil pela Coreia do Norte. Trump disse a jornalistas que “essa é uma situação com a qual nós vamos lidar”.

Mais cedo, a Casa Branca disse que Trump foi comunicado sobre o lançamento do míssil balístico por Pyongyang enquanto o projétil ainda estava no ar.

O secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, diz que a ação de Pyongyang não põe em perigo a paz mundial.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com