Elon Musk conseguiu colocar um carro de sua montadora Tesla no espaço com auxílio do foguete Falcon Heavy, da SpaceX, empresa que também pertence a ele. O veículo já deixou a órbita da Terra e a sua última foto próxima ao nosso planeta é simplesmente espetacular.
O carro elétrico, modelo Roadster, foi mandado para orbitar o Sol. Ele já ultrapassou a órbita de Marte e se aproxima do cinturão de asteroides. A bordo do veículo está o Starman, um boneco vestido de astronauta que ocupa o assento do motorista. No painel, os dizeres “Não entre em pânico”.
A última foto do Starman e seu Roadster nos arredores da Terra foi publicada pelo próprio Elon Musk em seu Twitter. “Última foto do Starman no Roadster a caminho da órbita de Marte e depois o cinturão de asteroides”, escreveu o excêntrico empresário.
Confira a imagem:
Logo após o lançamento, a SpaceX transmitiu as primeiras 4 horas e meia de viagem do Tesla. Segundo Musk, as baterias das câmeras acopladas ao carro devem durar no máximo 12 horas, logo, a foto deve ser um adeus do Starman e não apenas um “até logo”.
Falcon Heavy
A jornada do Roadster não seria possível sem o foguete Falcon Heavy, o mais potente já construído. Segundo a SpaceX, ele pode carregar 64 toneladas cúbicas de praticamente qualquer coisa que alguém quiser levar ao espaço.
Para efeitos de comparação, esse peso é maior do que o de um avião Boeing 737 carregado com passageiros, tripulação, bagagem e combustível. O custo de lançamento do foguete é de 90 milhões de dólares.
Os propulsores do foguete pousaram calmamente na Terra, em lugares já mapeados pela SpaceX. O Falcon Heavy promete ser o foguete que levará o homem pela primeira vez a Marte.