Algo no sul da África está enfraquecendo o campo magnético da Terra

0

O campo magnético da Terra está se invertendo, como acontece de tempos em tempos. A nova mudança pode estar começando por uma região no sul da África, onde o campo magnético está bastante enfraquecido.

A região engloba o sul da África, passa pelo oceano Atlântico e chega até o Chile, na América do Sul. O campo magnético está tão enfraquecido nessa área que alguns satélites que passam por lá já estão ficando vulneráveis devido à maior exposição à radiação solar.

Sabe-se que a cada 780 mil anos os polos magnéticos da Terra se invertem e que isso está muito próximo de acontecer. Esse “buraco” pode ser um indicativo da inversão e os cientistas tentam confirmar isso com base em dados arqueológicos.

O que acontece é que há cerca de 40 mil anos, o planeta pode ter passado por uma situação parecida com a atual. Embora seja impossível obter dados precisos dessa época, os cientistas podem observar dados mais recentes para entender como o campo magnético da Terra se comportava no passado.

Nativos da região sul da África, mais precisamente das regiões que hoje correspondem ao Zimbábue, África do Sul e Botsuana, realizavam rituais para que houvesse chuva e as secas não fossem tão severas, para isso, eles queimavam cabanas de argila em um ritual de purificação.

A partir dos restos de argila queimada e dos metais contidos nela, os cientistas podem começar a ter uma ideia do que pode acontecer em um futuro próximo, com a inversão dos polos da Terra.

Consequências da inversão

Os cientistas afirmam que a inversão está em andamento e é preciso entender as consequências de tamanha mudança. O campo magnético terrestre, que pode ficar até 90% mais fraco, permitindo que o planeta receba uma quantidade muito maior de radiação solar.

Essa radiação certamente afetaria os satélites de comunicação, redes elétricas e vários dispositivos, o que poderia causar blackouts a nível continental, falha de equipamentos que mantém pessoas vivas em hospitais, entre outros problemas.

Se a radiação atingir a superfície da Terra, áreas inteiras do globo poderão ficar inabitáveis e extinções em massa poderão ocorrer.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com