Um satélite registrou uma mensagem escrita por vacas em um campo. “Oi”, dizia o texto e essa foi a primeira vez que vacas mandaram uma mensagem ao espaço. Tudo isso, é claro, foi ideia do dono da fazenda os animais vivem.
Derek Klingenberg é fazendeiro no estado americano do Kansas, além de youtuber. Em sua propriedade ele utiliza um sistema de monitoramento via satélite chamado FarmersEdge, que serve para verificar as plantações, pastos e rebanhos de animais.
Ele então teve a ideia de mandar a mensagem via satélite. Não é a primeira vez que ele movimenta o gado em forma de algum símbolo. Klingenberg já fez fotos onde as vacas formam os anéis olímpicos e o símbolo matemático do Pi, mas sempre registrava as imagens através de um drone.
Alguns dias após o complexo esquema para escrever a mensagem, o fazendeiro verificou as imagens do satélite que recebe periodicamente e conseguiu ver o “Hi” (“Oi”) meio borrado em um pedaço de sua propriedade, formado pelas próprias vacas. “Eu não podia acreditar. Eu nunca faço qualquer coisa certa na primeira vez”, diz Klingenberg, contente com o resultado.
Ele afirma que o objetivo foi apenas dar um “oi” para possíveis OVNIs que estivessem passando pelo Kansas naquele momento.
Escrevendo a mensagem
Klingenberg teve bastante trabalho para organizar as vacas de forma a escrever as mensagens. Ele não sabe o horário exato em que o satélite passa sobre a fazenda, mas conseguiu calcular através das imagens que recebe e usando seu silo de grãos como relógio solar.
Com o horário aproximado, ele reuniu as vacas em uma área clara do pasto, para deixar a imagem mais nítida, fez linhas formando as letras com alimento para os animais e ficou circulando o rebanho com um caminhão, para evitar que se dispersassem.
Os animais foram comer nos lugares onde o fazendeiro posicionou o alimento e assim a palavra se formou e pôde ser vista do espaço, apesar de alguns indivíduos mais teimosos, que insistiam em sair da organização para buscar grama em locais próximos.