Pior caso já registrado de supergonorreia preocupa os médicos

0

Um homem inglês contraiu uma doença que está sendo chamada de supergonorreia. Ela é imune à maioria dos antibióticos comuns e está preocupando os médicos e especialistas de todo o mundo. O Serviço de Saúde do Reino Unido está investigando o caso e testando novos medicamentos.

A doença teria sido contraída no sudeste da Ásia, onde o homem teria se envolvido com uma mulher, apesar de ter um relacionamento estável. Ele foi tratado com os antibióticos comuns em casos de gonorreia, azitromicina e ceftriaxona, mas os medicamentos não fizeram nenhum efeito.

Um novo tipo de antibiótico está sendo testado, mas é preciso aguardar alguns dias para saber se fez efeito. Enquanto isso, o Serviço de Saúde do Reino Unido está tentando descobrir se mais alguém no país contraiu a supergonorreia.

A Dra. Gwenda Hughes afirma que essa condição é bastante rara. “Esta é a primeira vez que um paciente apresenta resistência a esses medicamentos e à maioria de outros antibióticos frequentemente usados”, disse.

Em 2015, uma primeira versão da gonorreia resistente a antibióticos foi registrada também não Reino Unido, mas os especialistas afirmam que o novo caso é mais preocupante. Ao longo dos anos, a doença vem desenvolvendo imunidade a vários medicamentos e os médicos afirmam que os tratamentos atuais são o último recurso disponível.

O que é a gonorreia?

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns. Ela é causada por uma bactéria denominada Neisseria gonorrhoea e seus principais sintomas são sangramentos, dor e secreções nos órgãos sexuais, embora ela também possa afetar a garganta.

E é justamente na garganta que a doença é mais preocupante, pois é lá que a bactéria encontra um ambiente favorável para se fortalecer e ficar imune aos medicamentos. O aumento dos casos de gonorreia em todo o mundo é diretamente relacionado à diminuição do uso de preservativos, especialmente pelas pessoas mais jovens.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com