Quanto maior a cidade, menos felizes são as pessoas, diz estudo

0

Cansado da cidade grande? Saiba que isso é natural. Um estudo mostrou que a densidade populacional das grandes cidades influi no nível de felicidade dos habitantes. Isso pode explicar o fenômeno do êxodo urbano que tem acontecido nos últimos anos.

Pesquisadores canadenses da Escola de Economia de Vancouver e da Universidade McGill realizaram um estudo relacionando os espaços geográficos e o nível de felicidade das pessoas que vivem nesses espaços.

Para isso, os cientistas cruzaram dados de pesquisas realizadas por eles próprios sobre níveis de felicidade onde as pessoas precisavam escolher um número de 0 a 10, com dados do senso mais recente do governo canadense, onde puderam ter acesso a informações sobre quantidade de habitantes por área.

O resultado surpreendeu quem acreditava que a felicidade dependia de questões financeiras, instrução, ou qualquer outra coisa. O estudo determinou que a principal variável no nível de felicidade das pessoas era a densidade populacional. Resumindo, quanto mais populoso um lugar é, menos felizes os seus habitantes são.

Vale lembrar que o Canadá é um país razoavelmente feliz de um modo geral. Na pesquisa de felicidade, a média nacional varia entre 7,04 e 8,94. Apenas 5% da população deu uma nota inferior a 5 e essa porcentagem estava concentrada em áreas como grandes metrópoles com muita concentração de pessoas.

A vida perfeita

Os cientistas determinaram outros fatores importantes para definir o nível de felicidade dos canadenses, além da densidade populacional. Entre as pessoas mais felizes, era alta a quantidade de frequentadores de igrejas e de indivíduos que se sentem “inseridos” em suas comunidades de forma mais participante.

Além disso, as pessoas mais felizes são as que menos transitam nas áreas mais infelizes. Isso inclui trabalho e lazer e mostra que a vida mais tranquila ainda faz mais bem de um modo geral do que o ritmo acelerado das grandes metrópoles.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com