Com lasers, Nasa vai criar o ambiente mais frio do universo

0

A Nasa pretende criar o ambiente mais frio de todo o universo. Tudo isso com uma simples caixa equipada com lasers, a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O objetivo é estudar o comportamento de átomos em uma temperatura próxima do zero absoluto.

Veja também:   Frio pode ser tão deprimente quanto ataque terrorista, diz estudo

A experiência tem o nome de Laboratório Atômico Frio (CAL, na sigla em inglês) e foi mandado a bordo da sonda Orbital ATK Cygnus em direção à ISS. Chegando lá, os experimentos devem começar e serão controlados diretamente da Terra.

Os cientistas da Nasa já realizaram experimentos semelhantes na superfície terrestre, porém a força da gravidade faz com que o átomo estudado permaneça na temperatura e imobilidade necessárias apenas por uma fração de segundos. Com a gravidade próxima de zero na ISS, é esperado que o experimento dure por até 10 segundos.

O ambiente gerado com o auxílio de lasers será de até 10 bilhões de vezes mais frio do que o vácuo do espaço aberto, bem próximo do chamado zero absoluto, a temperatura mais baixa possível. O comportamento das partículas nessa condição poderá gerar avanços no estudo da física quântica e desenvolvimento de novas tecnologias.

Os experimentos serão realizados na ISS durante as horas de sono dos astronautas, já que a estação precisará ter sua gravidade artificial praticamente “desligada”. Dessa forma, o teste  não vai atrapalhar a rotina dos cientistas que já estão em órbita.

Gelado

Para os padrões terrestres, principalmente no Brasil, é até difícil imaginar uma temperatura próxima do zero absoluto. Essa marca hipotética seria tão fria que mesmo as menores partículas de matéria, como os átomos, parariam de se mover completamente se expostos a tamanho frio.

Espera-se que o CAL atinja uma temperatura de 273,15 graus negativos, o que bateria o recorde de lugar mais frio do universo. O título pertence atualmente à Nebulosa Boomerang, que tem uma temperatura de 272 graus negativos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com