O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (24) seu encontro com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, previsto para o dia 12 de junho, em Cingapura, de acordo com carta divulgada pela Casa Branca.
No texto enviado ao líder norte-coreano, o presidente americano disse que deseja se encontrar com o líder norte-coreano no futuro. Contudo, destacou que agora não seria o momento apropriado em razão da “tremenda raiva e hostilidade” demonstradas recentemente por Pyongyang.
“Eu estava muito ansioso para me encontrar com você”, disse Trump em uma carta dirigida ao líder norte-coreano, que divulgada pela Casa Branca. “Infelizmente, com base na enorme raiva e hostilidade aberta exibida em sua declaração mais recente, sinto que é inadequado, neste momento, ter essa reunião planejada há muito tempo”, afirmou, segundo a Reuters.
Um ano após a Coreia do Norte testar um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os Estados Unidos e uma bomba que, segundo especialistas, seria de hidrogênio, uma moratória seria bem-vinda pelos americanos e pelo mundo.
Um encontro entre Kim e Trump, cujos insultos no ano passado provocaram o temor de uma guerra, marcaria uma dramática reviravolta nos esforços para resolver o tenso impasse com relação à Coreia do Norte.