O CEO da Tesla Motors e SpaceX, Elon Musk, disse que está enviando engenheiros de suas empresas à Tailândia para ajudar no resgate dos 12 meninos e seu treinador de futebol, presos em uma caverna no norte do país há 13 dias. Musk anunciou a decisão pelo Twitter na sexta-feira (6), depois que um usuário da rede social pediu que ele ajudasse as equipes de resgate.
Musk disse que sua empresa Boring Co, que escava túneis para sistemas avançados de transporte, tem tecnologia avançada em radar de penetração no solo. Segundo ele, a equipe discutiu a possibilidade de que um túnel de ar, construído com tubos flexíveis, ser construído para possibilitar a passagem para fora da caverna.
Musk acrescentou que engenheiros da Boring Co e Space X precisam estar no local para avaliar as complexidades do resgate. Não houve um posicionamento imediato das autoridades tailandesas sobre as declarações do CEO.
Quatro dos 12 meninos e um adulto que estavam presos na caverna inundada foram resgatados e já estão em um hospital em Chiang Rai. Inicialmente, membros da equipe de socorro falavam em seis garotos resgatados.
Segundo o governador interino da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, 90 mergulhadores participam do resgate – entre membros da Marinha tailandesa e estrangeiros. Cada criança será acompanhada por até dois mergulhadores.
Sem previsão de quanto tempo irá durar a operação, o governador informou que os profissionais devem levar 11 horas apenas para a retirada de cada criança e que o resgate completo do grupo poderá continuar por dias.