Existem diversos meteoros e cometas vagando por aí pelo espaço, e ocasionalmente, acabam dando de cara com algum planeta pelo caminho. No caso da Terra, nossa atmosfera já fez o serviço de desintegrá-los se forem de um tamanho pequeno. Já a Lua não tem a mesmo sorte, tanto que recentemente, um vídeo flagrou meteoroides atingindo sua superfície.
Telescópios da Agência Espacial Europeia conseguiram gravar dois impactos que ocorreram na Lua nos dias 17 e 18 de julho, causados por detritos da chuva de meteoros Alfa Capricornídeos.
Esses pequenos detritos, que são os meteoroides citados na introdução do texto, costumam ser bem pequenos e possuem o mesmo tamanho de uma noz. Mesmo assim, eles foram capazes de produzir um flash no momento em que impactaram a superfície da Lua. Confira no vídeo abaixo.
Esse tipo de fenômeno possui um nome dentro da astronomia: fenômeno lunar transitório. E como você pode ter deduzido, eles são um pouco difíceis de se estudar, pois esse tipo de evento ocorre em um simples piscar de olhos.
Mas também são considerados valiosos, já que nos providenciam informações sobre a quantidade de rochas que vagam pelo universo. Tanto que existem três observatórios na Espanha dedicados a estudar esses flashes causados pelos meteoroides. E também nos dão indícios se algum meteoro ou cometa pode estar a caminho da Terra.
“Ao estudarmos os meteoroides na Lua nós conseguimos determinar quantas rochas impactam a superfície e com qual frequência. E a partir disso, podemos determinar as chances de impacto na Terra”, explicou o astrônomo Jose Maria Madiedo, da Universidade de Huelva, na Espanha.
Por fim, para facilitar o trabalho dos astrônomos, eles costumam realizar a detecção desses flashes no chamado lado oculto/escuro da Lua, já que eles são muito mais fáceis de detectar por motivos óbvios. Esse local do nosso satélite só é visível durante a fase nova ou crescente.