Não é novidade para ninguém que um dos grandes objetivos da humanidade é conseguir, um dia, colonizar Marte, seja para fugirmos de um possível colapso do nosso planeta ou para darmos início a nossa exploração espacial. No entanto, esses planos precisarão ser mais uma vez adiados, de acordo com um novo estudo feito pela Nasa, a agência especial americana.
Esta nova pesquisa, divulgada na revista Nature Astronomy, afirma que a atmosfera de Marte não é capaz de reter a quantidade necessária de dióxido de carbono (CO2) para que o planeta consiga esquentar a uma temperatura que permita nossa sobrevivência no local.
E o grande problema nessa história é que ainda não temos a tecnologia necessária para solucionar essa questão e permitir a colonização do nosso vizinho. Pelo menos em um futuro próximo.
“Transformar o ambiente inóspito de Marte em um local que possa ser explorado sem equipamentos de suporte à vida não é possível sem o uso de tecnologias muito além de nossas capacidades atuais”, afirmou a Nasa no novo estudo.
Essa pesquisa foi liderada por Bruce Jakosky, da Universidade do Colorado em Bolder, e Christopher Edwards, da Universidade do Arizona. Ainda de acordo com os pesquisadores, para garantir que a vida humana se adapte ao planeta, é necessário “engrossar” a atmosfera de Marte para criar uma espécie de efeito estufa, o que seguraria o calor e deixaria tudo mais quente. Já seria o suficiente para que a água líquida fique estável na superfície do nosso vizinho e permita nossa sobrevivência.
Ainda de acordo com o estudo, com nossa atual tecnologia, conseguiriamos apenas triplicar a pressão atmosférica de Marte, o que corresponderia a apenas um quinto da mudança necessária para transformar o Planeta Vermelho em um local habitável. A temperatura, por exemplo, aumentaria apenas 10 graus Celsius.
Vale lembrar que na superfície do planeta, a temperatura fica entre a casa dos – 140 graus e 20 graus Celsius.
Assim, o novo estudo conclui que qualquer esforço para colonizar o planeta só deve surtir efeito em um futuro distante. Ou seja, se você tinha o sonho de ver isso se tornar realidade, pode ser que você não tenha a chance de testemunhar esse momento histórico seus próprios olhos.