Você se sente nu quando está sem celular? Pois saiba que 22% da população brasileira preferia estar na primeira situação do que na segunda, por incrível que pareça. É o que mostra um novo estudo, reflexo da influência da tecnologia no dia-a-dia das pessoas, a ponto de ter se tornado algo tão imprescindível quanto uma roupa.
A pesquisa foi feita pela Kaspersky Lab e o dado pode parecer um tanto quanto extremo, mas é verdadeiro. 22% dos brasileiros preferem ser flagrados nus em público do que ficar sem conexão com a internet. 23% também afirmaram que estar conectado é um item da mesma prioridade de água, comida e abrigo.
O estudo mostrou que boa parte da população brasileira simplesmente entra em pânico caso fique sem internet ou sem celular. A tensão causada por uma eventual perda ou roubo do aparelho seria pior do que perder um voo, sofrer um acidente de carro ou ficar doente para uma parcela dos entrevistados.
A fixação por estar conectado o tempo todo pode representar até mesmo perigo físico. 24% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que já olharam para o celular enquanto atravessavam a rua. Outros 22% disseram que já checaram as mensagens e as redes sociais no aparelho mesmo quando estavam passando por algum lugar desconhecido ou perigoso. Até onde vai essa necessidade de estar sempre online?
Nu com a mão no bolso
Aproveitando a informação inusitada que compara a ausência do celular à ausência de roupas, a Kaspersky Lab também conduziu um experimento social onde um voluntário foi deixado nu em uma cidade desconhecida e precisava encontrar suas roupas sem a ajuda de um celular com internet para se localizar. A experiência mostrou que os problemas realmente são igualmente ruins.
O vice-presidente de marketing de produtos da Kaspersky Lab, Dmitry Aleshin, resumiu o experimento. “A conectividade rapidamente tornou-se um elemento básico da vida moderna e, para alguns, uma necessidade absoluta. Nosso desejo de estar online o tempo todo e as coisas que estamos dispostos a fazer para garantir essa conexão digital mostram como os dispositivos conectados são importantes para nós”, afirmou.